Sistemas De Custos
Artigo: Sistemas De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ooooojjjjj • 21/5/2014 • 538 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
Trabalho Sistemas De Custeios
Introdução
Neste trabalho abordaremos alguns tipos de custeio, Custeio por Absorção é preciso entender a separação entre custos e despesas, pois, determina o custo de cada unidade produzida e de seu total e Custeio Variável ou Direto que é critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa.
O Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos na produção do período, custos fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Os gastos que não são efetuados para a produção são excluídos.
A distinção principal no custeio por absorção é entre custos e despesas, essa separação é importante porque as despesas são contabilizadas imediatamente contra o resultado do período e somente os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento.
As principais características do custeio por absorção
1-Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.
2-Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
3-Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.
Vantagens e desvantagens no custeio por absorção
Identificam-se as seguintes vantagens:
1-está de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) e a leis tributárias;
2-menor custo porque não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis;
3-os resultados são aceitos para a preparação de demonstrações contábeis.
E as desvantagens:
1-os custos, por não se relacionarem com este ou aquele produto ou a esta ou aquela unidade, são quase sempre distribuídos a base de critérios de rateio, quase sempre com grande grau de arbitrariedade;
2-o custo fixo por unidade depende ainda do volume de produção
3-os custos fixos existem independentes da fabricação ou não desta ou daquela unidade.
Sistema de Custeio Variável ou Direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. É o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa. Este sistema só agrega os custos variáveis aos produtos, considerando os custos fixos como despesas. O uso deste sistema exige a clara distinção entre custos diretos e indiretos, o que pode gerar o uso da arbitrariedade.
Vantagens do Custeio Direto
1- Destaca o custo fixo, que independe do processo fabril;
2- Não ocorre a prática de rateio;
3- Evita Manipulações;
4- Enfoque Gerencial;
5- Identifica o número de unidades que a empresa necessita produzir e comercializar
...