Sistemas De Informação
Trabalho Escolar: Sistemas De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: autoescola • 5/5/2013 • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 546 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
ALISON HENRIQUE SOARES VIEIRA
CASO FARMÁCIA PAGUE MENOS
Paracatu
2012
ALISON HENRIQUE SOARES VIERA
CASO FARMÁCIA PAGUE MENOS
Trabalho apresentado ao Curso (Processos Gerenciais) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 1°semestre.
Profs. Elisete Zanpronio de oliveira
Mônica Maria
Wilson Salvagio
Karen Hiramatsu
Paracatu
2012
INTRODUÇÃO
A farmácia Pague Menos vem superando suas próprias axpectativas no mercado, inovando sempre desde sua criação nos anos 80, tendo como mentor deste sucesso o cearense Francisco Deusmar de Queiros ,um empreendedor nato,com criatividade,visão e inovação expandindo assim sua empresa, a rede de farmácias,explorando as peculiaridades de cada região onde abria uma nova empresa,que se consolidou pelas implantações de novas ideias que foram bem aceitas no mercado e seu diferencial é que garante o sucesso das empresas.
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que a comunicação certamente está entre os mais relevantes fatores para o sucesso de uma empresa. Como as organizações são redes de contatos e relações entre pessoas e equipes semi-independentes, o que conta é a interação entre as partes, e não isoladamente. Afinal, comunicar é compartilhar.
Ter um aparelho de telefone restrito a fazer ou receber chamadas de voz é quase tão arcaico hoje em dia quanto mandar uma carta pelo correio para saber notícias de alguém que mora longe. Às vésperas da chegada da tecnologia 4G ao país, os telefones públicos – extremamente úteis no passado – tornaram-se adornos quase inúteis que, no máximo, são capazes de proteger da chuva algum pedestre desprevenido.
Segundo Kotler e Keller (2006), o mix de comunicação de marketing é composto de seis formas essenciais de comunicação.
A Propaganda é um dos itens mais famosos e mais utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar até o cliente.
Exemplos: anúncios impressos e eletrônicos, espaços externos das embalagens, cartazes e folhetos, outdoors e etc. A propaganda tem como objetivo: informar, persuadir ou lembrar.
A promoção de vendas consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. São exemplos: concursos, jogos, loterias e sorteios, prêmios e brindes, amostras, feiras setoriais, exposições, demonstrações, cupons, reembolso parciais.
Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Possuem apelo fortíssimo, devido à alta credibilidade, já que as matérias ou artigos têm mais credibilidade que os anúncios. Alguns exemplos: kits para imprensa, palestra, seminários, relatórios, doações, publicações, relações com a comunidade, revista e jornais corporativos.
Eventos e experiências: o consumidor se torna pessoalmente envolvido, participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para provocar interações. Esses eventos podem estar relacionados a esportes, diversão, festivais, artes, causas, atividades de rua.
Marketing direto: com a utilização de ferramentas como mala direta, telemarketing, marketing pela internet e outros com muita rapidez e interação é possível a comunicação com os clientes.
Vendas pessoais: é a interação pessoal (cara a cara), onde um vendedor está presente para tirar dúvidas de um ou mais compradores potenciais. Alguns exemplos: apresentações de vendas, reuniões de vendas, programas de incentivo, amostras, feiras e exposições.
Merchandising é uma ferramenta de marketing formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
O objetivo do merchandising é desenvolver, através desta ferramenta de marketing, ações de animação e valorização dos produtos no ponto de venda, de forma a influenciar a decisão de compra do consumidor.
Crise empresarial
Abordar a questão do fracasso e do sucesso pode parecer muito simples, pois se tenta sempre achar aquela justificativa conveniente que melhor se encaixa com um desses casos.
A Simca do Brasil S.A. foi fundada em 5 de Maio de 1958 em Belo Horizonte estado de Minas Gerais, o terreno foi inclusive oferecido pelo o ex-governador mineiro Magalhães Pinto e as obras de terraplanagem iniciadas mas devido a problemas com logística, comunicação (naquele tempo os interurbanos eram feitos com o auxilio das telefonista) e proximidade com dois dos maiores mercados consumidores do pais resolveu abrir a sua fabrica no município de São Bernardo do Campo em São Paulo.
O modelo básico produzido pela empresa a partir de 1959 foi o Simca Chambord, inspirado no Simca Vedette Chambord francês. A empresa teve como grande desafio à falta de fornecedores e mão de obra qualificada.
...