Sistemas De Informações Gerenciais
Tese: Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: namesio • 23/11/2013 • Tese • 8.503 Palavras (35 Páginas) • 167 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
ADMINISTRAÇÃO
6º PERÍODO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAS
Anápolis - GO
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
ADMINISTRAÇÃO - EAD
6º PERÍODO
Acadêmicos:
****************************************************************************************
***************************************************************************************
ANAPOLIS
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
ADMINISTRAÇÃO
6º PERÍODO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAS
Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Anápolis, Estado de Goiás, para avaliação da matéria de SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAS no curso de Administração – EAD, sob orientação da tutora presencial professora ********
Anápolis - GO
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
ADMINISTRAÇÃO - EAD
6º PERÍODO
Dedicamos este trabalho, primeiramente a Deus, aos nossos familiares, amigos e professores.
Anápolis - GO
2012
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do conhecimento humano, além de exigir contínua especialização, acaba por provocar uma crescente necessidade de pessoal habilitado para relacionar as partes de um sistema com o todo. Conseqüentemente, o ritmo acelerado de mudança vem impactando os segmentos empresariais mais conservadores, que nunca necessitaram de suporte tecnológico. A Tecnologia da Informação (TI) começa a alterar a natureza da administração e afeta, de maneira contundente, o direcionamento e o ritmo das mudanças (BIO, 1996; OLIVEIRA, 2004).
Cruz (2002) salienta que, ao se falar em TI, o importante é não ser parcial, nem em sua defesa nem em sua condenação. Há sempre dois lados que devem ser considerados, o correto e o incorreto, a boa e a má aplicação, tudo vai depender do uso que se vier a fazer dos recursos que estiverem à disposição. Destaca ainda que qualquer TI deve dar ao usuário o controle efetivo da informação, além de simplificar sua operacionalidade. Para que isso aconteça, Oliveira (2004) afirma que são necessários alguns cuidados na hora de planejar e desenvolver sistemas de qualquer tipo, em qualquer empresa. Neste apoiaram a compreensão da complexidade da empresa moderna. (BIO, 1996). Da mesma forma, por sua natureza estratégica, promoveram profundas alterações na maneira de decidir e planejar esforços numa organização (ALBERTÃO, 2001; JAMIL, 2001).sentido, ressalta-se que as informações devem ser geradas e, principalmente integradas, para proporcionar efetiva contribuição aos executivos das empresas.
Este pensamento considera que o processo administrativo apresenta a tomada de decisões como elemento básico, porém, para um adequado processo decisório é necessário um sistema de informação eficiente, pois a tomada de decisão como ação gerencial é a essência da administração. Em decorrência a transparência das informações, por exemplo, poderá assinalar ineficiência numa área (produção ou administração) da empresa. (JAMIL, 2001; OLIVEIRA, 2004). Neste contexto, as empresas que possuem um sistema de informação aderente às necessidades, são capazes de proporcionar sustentação e otimização para o seu processo decisório, e seguramente possuem importante vantagem competitiva (REZENDE e ABREU, 2003). Sabe-se também que a adequação de um sistema de informação à realidade da organização é hoje um dos grandes desafios que as empresas enfrentam.
Para o termo aderência de um Sistema de Informação, utilizou-se a definição de Nogueira (2002), que afirma que um sistema aderente é o que atende às necessidades de processamento de informação da empresa, sem a adoção de sistemas paralelos. Como conseqüência, quanto mais aderente for o sistema aos processos da empresa, melhores serão a sua performance e os resultados alcançados.
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.
Depende do nível de maturidade da empresa. As empresas no nível inicial de maturidade vêem a TI como uma despesa e não como um investimento. Admitem seu uso para controle e produtividade.
No segundo estágio de maturidade, a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos. Uma característica desse nível de maturidade é a ausência de um projeto global de TI e
...