Sistemas Energeticos
Exames: Sistemas Energeticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardosouza123 • 1/9/2013 • 234 Palavras (1 Páginas) • 584 Visualizações
FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO NOGIANO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUARDO DE SOUZA
RGM 8091
SISTEMAS ENERGÈTICOS
Mogi das Cruzes, SP
2013
Medidas da potencia anaerobia de curta duração até 10 seg e curta duração 40 seg provem da onde?
Medidas da potência anaeróbia de curtíssima duração, até 10 segundos provém do Sistema Fosfagênico (anaeróbio alático). Este sistema representa a fonte de ATP (adenosina trifosfato) mais rapidamente disponível para ser usada pelo músculo.
Medidas de potência de curta duração, 40 segundos, provém do Sistema Glicolítico (anaeróbio lático). É este momento que acontece a reação do lactato, gerando fadiga muscular, a partir desta reação, juntamente com o piruvato, ciclo de krebs, há a ressintese de ATP, gerando novas energias, no sistema aeróbio.
A intensidade determina o substrato energetico utilizado pra realizaçao de esforço. O primeiro sistema energetico utilizado é o sistema fosfagenio que utiliza a creatina fosfato como substrato energetico. O sistema fosfagenio - creatina fosfato tem duraçao de ate 10 segundos e é utilizado para esforços de alta intensidade e curta duraçao. Apos os 10 segundos entra em açao o metabolismo glicolitico alatico e latico para a sintese de ATP. O processo de sintese de ATP a partir dos carboidratos chama-se respiraçao celular. O sistema glicolitico alatico entra em açao e tem duraçao de ate 40segundos, e a partir dai ate dois minutos, glicolitco com produçao de acido latico. Em seguida entra em açao o metabolismo aerobio, sem limite de duraçao.
...