Sistemas Estruturais
Dissertações: Sistemas Estruturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nandinhajc • 23/9/2014 • 3.048 Palavras (13 Páginas) • 747 Visualizações
ARQUITETURA E URBANISMO
SISTEMAS ESTRUTURAIS EM AÇO E MADEIRA
SALVADOR-2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................01
CASA DO COMÉRCIO.................................................................................02 a 05
CAPITAL GATE TOWER..............................................................................06 a 10
CENTRO EMPRESARIAL DO AÇO................................................................11 a 14
INTRODUÇÃO
O uso da estrutura de aço como tecnologia construtiva surgiu em meados do século XVIII e, a partir dessa época, transformou as criações arquitetônicas e as continua influenciando até os dias atuais. No Brasil, a utilização de estruturas metálicas em edificações iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o uso do ferro fundido, e expandiu-se até os dias de hoje, com o uso do aço, principalmente em edificações de usos comerciais e de serviços.
01
CASA DO COMÉRCIO (BA - BRASIL)
A Casa do Comércio foi projetada pelos arquitetos Jader Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, este teve sua inauguração no dia 28 de Janeiro de 1988. Com 11 pavimentos e o pé direito de 4,30m o prédio conta com uma área total construída de aproximadamente 16.000m², no edifício encontram-se as sedes administrativas do Sesc, Senac, Cesec e Federação do Comércio, além de conter também o Cine Teatro Sesc Casa do Comércio e o Restaurante Internacional do Senac.
O edifício consiste em dois blocos de concreto armado onde se apóiam os perfis metálicos, unidos por treliças do tipo Pratt com apoio no banzo inferior sobrepostas ortogonalmente, formando balanços e compondo a base em que se apoiam vigas e lajes de piso de nove pavimentos estruturados em aço, que vai dar uma volumetria diversificada à obra, fugindo da tradicionalidade, por fim os perfis metálicos são fechados por painéis de vidro. No primeiro pavimento é onde se localiza o teatro do Sesc, os pavimentos subsequentes são tomados por salas administrativas, exceto o último pavimento que é onde se encontra o restaurante internacional, que vai permitir aos clientes uma bela vista.
A obra propõe um novo dialogo com o espaço urbano dando lugar a outras percepções e sentidos. A exemplo das paredes de vidros, que se passam por janelas ao invés de um elemento opaco, o guarda-corpo das varandas dão lugar a jardins e sua volumetria “brinca” com as nossas percepções
02
MONTAGEM DA ESTRUTURA (1988)
PLANTAS BAIXAS
03
04
CASA DO COMÉRCIO ATUALMENTE
05
CAPITAL GATE TOWER (EMIRADOS ÁRABES)
Projetado pelo escritório RMJM, a Capital Gate é uma torre ilustre e emblemática de 35 andares e 160 metros, que faz parte do empreendimento do Capital Centre ao redor do Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi. Ela conta com um hotel de luxo de nível presidencial e escritórios, estando Inclinada numa direção com um ângulo de aproximadamente 18 graus. A construção começou em setembro de 2007 e a parte externa foi concluída em dezembro de 2009.
A proposta foi misturar a beleza das ondas com a energia da arquitetura moderna. Inspiração na paisagem local, encontra-se no movimento das dunas e no fluir das águas do golfo pérsico. O vento e a água com ritmo dinâmico capturada na linguagem no edifício com volume dinâmico e desafiador, com faces suaves que remete ao turbilhão de ventos e o impacto das ondas sobre a areia.
Os 35 andares da torre são distribuídos da seguinte forma: do segundo ao 16º são andares destinados a espaço para escritórios, do 18º em diante são os pisos reservados ao hotel Hyatt Capital Gate. O primeiro piso e o 17º são plant rooms, salas utilizadas para abrigar máquinas de grande porte, como equipamentos de ar condicionado. A edificação é sustentada por um exoesqueleto de aço conhecido por diagrid. Utilizado na construção de grandes edifícios de aço, o diagrid cria estruturas triangulares com vigas diagonais de suporte. A vantagem dessa técnica é que ele requer menos aço estrutural do que uma edificação convencional, já que dispensa a necessidade de pilares e vigas internas.
Na Capital Gate Tower, o diagrid fica acima de 490 estacas distribuídas amplamente e fincadas a 30 metros de profundidade para suportar a gravidade, o vento e as pressões sísmicas causadas pela inclinação do prédio. No total, foram utilizadas 13.200 toneladas de aço na torre, sendo
...