Sistemas Operaionais
Dissertações: Sistemas Operaionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelstrex • 30/3/2014 • 3.170 Palavras (13 Páginas) • 232 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
Rua Claudio Dal Canton, 89 – Cidade Nova 2 – CEP 13334-390 –
(19)3801-2856
www.unianhanguera.edu.br
Trabalho – ATPS
Curso: Ciência da Computação 1º Semestre
Disciplina: Sistemas Operacionais
Aluno: Anderson – RA: 8403994538
Aluno: Leandro – RA: 8484196543
Aluno: Leonardo – RA:
Aluno: Rafael Arlindo Lopes Pinto – RA: 8206967090
Profº. Reverton
Indaiatuba, 18 de Março de 2014
Os smartphones e tablets chegaram como uma epidemia aos usuários, rapidamente se espalhando pelo mundo todo, alguns sistemas operacionais já se destacaram nesses hardwares de ultima geração tais como, Google – Android, Nokia – Symbian, Microsoft – Windows Phone, Apple – iOS, Rim - Blackbarry, Monzilla – Firefox OS. Todos com aspectos e aplicações próprios, tanto positivos quanto negativos, tornando assim acessível à necessidade e a prioridade de cada usuário. Mas vale lembrar que a tecnologia e a informação não têm limites para inovação e é nosso dever estar sempre atualizado.
Android
O Android é o sistema operacional criado pela Google em programação aberta e assim acessível a todos os interessados.
Foi construído em torno do kernel de Linux, o sistema operacional que provavelmente melhor representa o empenho e a capacidade da comunidade de software livre.
Ele foi baseado no núcleo Linux, suporta qualquer tipo de conexão sem fio (3G, EDGE, Wi-Fi e bluetooth).
Compatível com quase tudo em se tratando de multimídia.
Com sua programação aberta ele é capaz de se modificar e adaptar-se a baixo custo.
Destacado também pela diversidade dos aplicativos, já disponíveis para personalizar o celular .
Mac OSX
O sistema operacional que permite aos iPhones e iPads rodarem é o sistema Mac OSX modificado e que é chamado de iPhone.
Foi o primeiro sistema operacional criado para celulares que oferece suporte para as tecnologias de toque múltiplas, aptas à multimídia (vídeos, imagens e músicas). Para navegar, acessar as funções ou telefonar basta você arrastar seu dedo pela interface gráfica e para abrir um aplicativo basta dar um pequeno toque sobre o ícone alvo.
Um fator negativo desse sistema é que suas aplicações somente estão disponíveis nas lojas Apple. Porém é um excelente SO contra vírus.
Windows Mobile
O Windows Mobile é um sistema operacional para celulares baseado no Kernel do Windows CE6 utilizado nos Pocket PCs.
Ele usa o mesmo padrão de aplicações usadas na versão computador, mas requer um hardware potente para funcionar corretamente.
Ele integra, e é compatível com todas as aplicações de burótica básicas da versão PC: Word, Excel, Power Point, Windows Media Player, etc.
Sistema otimizado para o processador, GPU e CHIPSET. Ou seja, qualquer smartphone com WP (Windows Phone) não vai travar facilmente como o android.
Não é necessário atualizações, pois não a bugs como o android também.
Tela inicial
iOS 7
A tela inicial do iOS 7 exibe os ícones de 20 apps, divididos em cinco linhas. Há ainda uma sexta linha fixa, com quatro ícones. A ordem deles pode ser personalizada.
Windows Phone 8
A tela inicial do Windows Phone 8 exibe as chamadas live tiles, que podem ser personalizadas. Alguns aplicativos funcionam como widgets, exibindo atualizações de status. É possível ainda escolher um entre três tamanhos de tiles.
Android
Como cada fabricante pode personalizar o SO, há muita variação entre as mesmas versões de Android de um aparelho para outro. Entretanto, na tela inicial você tem acesso basicamente a uma lista de ícones de apps e também pode adicionar widgets. Além das customizações de cada fabricante, existe uma série de launchers no Google Play que podem modificar a tela inicial completamente.
Notificações
iOS 7
A Central de Notificações pode ser acessada deslizando o dedo de cima para baixo na tela. Ela organiza as informações dos seus aplicativos de três formas: diárias, perdidas ou todas. Além disso, caso existam eventos programados no seu calendário, eles também serão listados.
Windows Phone 8
Não há uma central de notificações propriamente dita. Entretanto, como muitos apps funcionam como widgets, eles podem ser configurados para exibir atualizações no próprio ícone, o que, de certa forma, transforma a tela inicial em uma central.
Android
Para ter acesso à central de notificações, basta deslizar o dedo de cima para baixo na tela. Os resultados incluem as atualizações de aplicativos e lista de conteúdos baixados, além de notificações de conteúdo, como emails e atualizações em redes sociais.
Chamadas e mensagens
iOS 7
Por meio do ícone Telefone você acessa os serviços de chamadas. Nele é possível configurar números favoritos, acessar as chamadas recentes, verificar a lista de contatos ou acessar o teclado virtual para efetuar uma nova chamada. Há ainda um atalho direto para a função voicemail. A lista de chamadas é divida em “todas” e “perdidas”.
Já as Mensagens são acessadas por meio de outro aplicativo. Ao acessar o app, você visualiza uma lista ordenada de acordo com as conversas mais recentes enviadas ou recebidas. Com o
...