Socialismo Tamo Chegando
Trabalho Universitário: Socialismo Tamo Chegando. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: preguica5000 • 9/9/2013 • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 612 Visualizações
Questionário
Ciência da Sociologia
Aluna: Danielle Ribeiro
Professora: Eniziê
Curso: RH 2013.1
04 de Abril de 2013,Fortaleza CE
INTRODUÇÃO
No começo deste semestre vamos iniciar estudando sobre a origem da sociedade, suas mudanças e avanços ao decorrer dos séculos. Com a finalidade de aprendermos o estudo da nova sociedade tanto quanto precisamos saber como ela surgiu.
DESENVOLVIMENTO
1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.
Revolução urbana, expansão marítima, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica, a industrialização.
2. Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo.
Percepção da oposição entre indivíduo e sociedade, entre liberdade e controle social.
3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.
Ele identificou que o trabalho humano era principal fonte geradora de riquezas.
4. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.
Valor, cientificismo, racionalismo, direitos, autonomia.
5. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens."
Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?
Não, porque ele acreditava que só com a liberdade de escolha é que o homem poderia exercer sua soberania.
b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?
O que legitima esta autoridade é o interesse comum, que os homens renunciam suas necessidades particulares em favor da coletividade.
6. "Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania."
A partir do trecho citado, o que é soberania para Rousseau?
Soberania é o poder de uma pessoa sobre todos os membros de uma dada comunidade por representar a vontade de todos os expressos em pactos sociais que legitimam essa autoridade.
7. O que o homem da Ilustração esperava da ciência?
Esperava que a ciência resolvesse problemas de produção e realização humana.
8. Nesse capitulo procuramos explicar o liberalismo econômico. Hoje vivemos um período de reflorescimento desses princípios, que chamamos de “neoliberalismo”. Faça uma pesquisa nos jornais procurando noticias a respeito.
“Ao longo da História já tivemos a Confederação dos Tamoios e a Confederação do Equador, só para citar duas. É preciso tomar cuidado com a formação da Confederação dos Neoliberais, em vias de recompor-se depois do desastre que foi a política das privatizações.
Se estivermos no sal é porque a iniciativa privada, como parecia claro, não deu conta de suas obrigações para com o país. Quem quiser discordar que busque somar o montante de divisas enviadas para o exterior, sem nenhum controle, depois que Fernando Henrique Cardoso começou a dilapidar patrimônio público e permitir todo o tipo de remessas para fora. Aqui repousa grande parte das dificuldades por nós enfrentadas.
Fonte: http://www.interjornal.com.br/noticia.kmf?canal=7&cod=19947664
“Na Espanha, choque neoliberal aumenta crise e PIB cai 1,37%
Brasília - O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 1,37% em 2012, depois de um agravamento da recessão no quarto trimestre do ano, quando o conjunto das riquezas produzidas pelo país despencou 1,8%.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a piora da situação na Espanha é conseqüência de uma redução no consumo interno, que foi compensada apenas parcialmente pelo aumento das exportações.
Os dados, ainda provisórios, são piores do que a estimativa do Banco Central espanhol, que esperava uma contração de 1,3% em 2012, mas são exatamente o que previa o governo.
O Instituto Nacional de Estatística lembrou que medidas para reduzir o déficit fiscal, o chamado plano de austeridade, com o aumento de impostos sobre o consumo e o corte do equivalente ao décimo terceiro salário, foram responsáveis pela contração.
“O instituto chama a atenção para o fato de que, embora as exportações do país tenham compensado parcialmente a redução do consumo interno, as vendas externas perderam força no último trimestre.”
Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2013/01/na-espanha-choque-neoliberal-aumenta-crise-e-pib-cai-1-37
9. Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por quê?
...