TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Ensaio: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Ensaio  •  7.107 Palavras (29 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 29

ATIVIDADES:

1) O que é instituição social? São lugares ou situações em que há uma imposição de padrões sociais à conduta individual. Quando criança, os adultos apresentam-lhe certo mundo – e para a criança, este mundo é o mundo. Somente mais tarde, algumas vezes, os indivíduos percebem que há alternativa de comportamentos sociais.

2) Como acontece a socialização? Uma das formas de socialização é quando a criança não só aprende a reconhecer certa atitude em outra pessoa e a compreender seu sentido, mas também apreende a tomá-la ela mesma. Literalmente, a criança aprende a desempenhar o papel do outro. Exemplo: as meninas o papel da mãe e os meninos o papel do pai.

3) Qual é a razão para se compreender como acontece a socialização? Cabe lembrar também que esses papéis podem ser diferentes de criança para outra. Se o pai é uma figura violenta, o papel a ser desempenhado (teoricamente) pela criança será este. Por isso, a socialização é um processo importante a ser compreendido, quanto antes o indivíduo perceber o poder que lhe é imposto, mas cedo poderá refletir se é o comportamento que deseja realmente reproduzir para outras gerações.

ATIVIDADES:

1) Qual é o papel da família no processo de socialização? Os estilos de socialização dessa família vão depender da classe social, da ocupação, da etnia, dos valores e da visão de mundo que a constituem. Dessa forma, existem famílias mais ou menos autoritárias e mais ou menos comprometidas com o ato da socialização.

2) Como se deve olhar para os tipos de formação familiar? Há grupos familiares com as mais diversas combinações, como aquelas em que os avós têm um papel importante, ou aquelas em que o homem não está presente e é a mulher quem sustenta e cuida das crianças, aquelas em que o casal não tem filhos, aquelas em que o casal é formado por uma união homo-afetiva, aquelas em que moradores de rua simpáticas umas às outras formam grupos para se proteger mutuamente, e assim por diante.

3) O que pensa a sociologia funcionalista sobre a família? Para a teoria funcionalista as mudanças ocorridas na família provocaram a dificuldade de homens e mulheres de criar e educar suas crianças de maneira adequada. Entretanto, este pensamento é muito criticado pela sociologia atual porque defende que a família convencional formada pelo homem que trabalha e pela mulher que cuida dos filhos como algo dado pela natureza. 4) O que pensa a sociologia feminista sobre a família? Já a sociologia feminista observa que o movimento das mulheres em direção ao mercado de trabalho principalmente durante a década de 60 provocou alterações profundas nas relações familiares, tendo em vista que antes disso o poder familiar era apenas do homem e este comandava com mão de ferro, de maneira autoritária.

ATIVIDADES:

1) O que é religião para a sociologia? Significa que para a sociologia as religiões são criações dos homens e para muitas teorias, como a de Durkheim, elas servem para manter a sociedade coesa (unida) por isso são importantes e positivas, para outras teorias, como a de Marx, elas servem para que as pessoas não percebam o quanto são exploradas em seu dia a dia, por isso têm um papel negativo e alienante, é dele a famosa frase: “a religião é o ópio do povo”.

2) O que é dogma, ritual e lugar sagrado? Assim, dogmas são verdades que não são discutíveis no interior da religião, desta forma é que os católicos acreditam que Virgem Maria é uma santa e os evangélicos não crêem no mesmo.

Ritos ou rituais são todos aqueles atos que são repetidos em diversas ocasiões pelos fiéis e celebrantes das diversas religiões, por exemplo, em algumas religiões evangélicas há a divisão do pão numa data específica do ano ou ainda quando os muçulmanos deitam-se em direção a Meca para rezar e assim por diante. Os rituais existem em quase todas as religiões para manter acesa a ligação do fiel com seu deus. E finalmente temos os locais sagrados que são nada mais do que as igrejas, sinagogas, mesquitas e centros, ou seja, aquele lugar em que os fiéis daquela religião específica se encontram para celebrar a mesma crença.

3) Explique a idéia de que a religião exerce um controle social Pode-se dizer que as religiões exercem um forte controle social, em muitos lugares posicionam-se contra o divórcio ou o aborto e podem pressionar tanto que são capazes de influenciar na constituição das leis nacionais. Este grande poder de controle social e de pressão sob os governos pode tanto conter conflitos entre indivíduos e países, quanto provocá-los. Um grande exemplo é conflito de décadas entre palestinos e judeus, ambos os grupos defendem suas formas de vida e as religiões são motivos de guerras entre eles, mortes em nome de deus.

4) Como é a religião no Brasil? No Brasil há predominância do catolicismo, entretanto, nos últimos anos há um grande crescimento do número de evangélicos que podem ser divididos em dois grandes grupos: os chamados protestantes históricos e os pentecostais. Os protestantes históricos são fiéis das igrejas surgidas no período da Reforma Protestante e que se instalaram também no Brasil no século XX e que por não serem muito proselitistas, reproduzem-se apenas de geração em geração. Eles são: os luteranos, os batistas, os presbiterianos, os metodistas, entre outros.

ATIVIDADES:

1) Como surgiu a escola como se conhece hoje? A escola como se conhece na atualidade surgiu na Idade Moderna juntamente com as indústrias. A burguesia que dividiu o trabalho para produzir mais no interior das fábricas fez o mesmo com o conhecimento, escolheu determinados saberes e os dividiu em séries, além disso, impôs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com