Sociologia
Artigo: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Algui • 17/2/2015 • 3.397 Palavras (14 Páginas) • 1.475 Visualizações
MÓDULO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h
UNIDADE 1
CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. A Sociologia da Educação estuda as funções e o papel da escola para a sociedade. Quando e por que surgiu a escola? Responda, esclarecendo a relação entre o desenvolvimento industrial e científico e a constituição da escola como espaço educativo formal.
A escola nasce no século XVIII, uma instituição com normas específicas, agentes próprios e toda uma hierarquia, e se propõe ao objetivo de preparar os indivíduos para a vida em sociedade ao mesmo tempo em que desenvolve suas aptidões pessoais. A escola que conhecemos hoje é, produto dos séculos XVIII e XIX, quando aparece a ideia da necessidade de educação pública e obrigatória para todos.
2. Por que a escola se tornou uma instituição social?
Na nova ordem capitalista, surgiu a necessidade de explicar a realidade, e também a exigência de criar espaços para preparar indivíduos que se adaptassem à nova ordem estabelecida ao novo sistema, então a escola passou a ser de certa forma a instituição cujo papel consistia em preparar os indivíduos para se adequar ao sistema social.
3. Explique o conceito de “educação como processo socializador”.
Educação como processo socializador é o fator que permite verificarmos a existência de vínculos sociais que, consolidados, mantém a sociedade harmonicamente constituída e em ordem.
4. A escola cumpre com sua função social? Justifique.
Sim, pois assume a função social de preparar os indivíduos para se adequar ao sistema, norteando normas e regras sociais de conduta.
5. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?
Em sociedade, temos elementos formais e informais de controle social; podemos entender o direito enquanto elemento formal de controle social, a educação, por sua vez, pode ser considerado enquanto elemento informal de controle social.
6. Atualmente, quais são as necessidades sociais?
As normas e regras sociais exercem papel norteador de condutas, permitindo a construção de repertórios específicos que influenciam decisivamente as ações individuais e coletivas.
Questões para saber mais
1. Explique a relação entre as grandes revoluções do século XVIII (industrial e francesa) e as mudanças sociais que culminaram no surgimento da sociologia.
2. O que se entende por socialização?
Socialização é quando tratamos da relação de interdependência entre o surgimento de uma ciência e de uma instituição social e as transformações presentes na estrutura das sociedades, então podemos pensar que a socialização é o processo de adequação do individuo ao sistema social.
3. “A educação também possui, junto com outras instituições sociais, a função de realizar o controle social”. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.
Sim, porque a escola também cumpre com o dever de ensinar o educando, o convívio social, ou seja, a viver e conviver em sociedade.
4. Distinga elementos formais e elementos informais de controle social, citando exemplos.
Elementos formais: é o que esta no campo do obrigatório; como por exemplo: Missão, Visão, Políticas, Procedimentos, Regras e Normas.
Elementos informais: é o que se insere no campo do facultativo; como por exemplo: Cultura, Valores Tangíveis e Intangíveis, Motivações.
5. Qual é o papel da escola na sociedade capitalista? Responda explorando o conceito de padrão cultural.
Explicar a realidade, mas também criar espaços para preparar indivíduos que se adaptassem à nova ordem estabelecida, ao novo sistema. A escola passou a ser, de certa forma, a instituição cujo papel consistia em preparar os indivíduos para se adequar ao sistema social.
UNIDADE 2
OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Argumente sobre o posicionamento de Marx, segundo o qual o indivíduo é determinado (moldado) pelas condições materiais existentes no meio social. Justifique sua resposta.
Para Marx, a sociedade determina o individuo por meio das condições materiais de existência, podemos verificar, então, que estamos diante de uma concepção de caráter determinista.
2. Se as condições materiais estiverem erradas precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução é necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda em, no mínimo, meia página).
3. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.
Acredito que a sociedade não determina o individuo, mas sim o próprio individuo. Embora exista tantos problemas, este individuo deveria ir em busca de soluções e não o contrário.
4. Considerando as ideias de Weber, o que é necessário para construir a sociedade? E como se configura a relação entre indivíduo e sociedade?
Para Weber, o individuo em interação, trocando sentidos e significados, compartilhando esses mesmos sentidos e significados, constrói a sociedade. Para ele no ato de nomear as coisas, o ser humano dá a elas existência, vida, porque atribuem significados e assim institui sua existência.
5. Com qual dos três autores, Marx, Durkheim e Weber você concorda? Justifique, em cerca de meia página.
Concordo com Weber, em que o individuo é o construtor do próprio universo social; no estar no mundo, exercendo sobre ele uma determinação.
6. Segundo Bourdieu, qual é a função da escola no contexto social?
Define
...