TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução 03

Etapa 1:

Indivíduo, Cultura e Sociedade 04

Etapa 2:

Análise do Filme “A Classe Operária Vai Ao Paraíso” 07

Etapa 3:

Analise dos filmes “ Bumbando” e “Ilha das Flores” 09

Etapa 4:

Análise do filme “Pajerama” e a problematização da exploração do meio ambiente: 11

Considerações Finais 14

Referências Bibliográficas 15

Introdução:

Os comportamentos em situações que observamos e vivemos no cotidiano são analisados e vão se tornando sistemáticos e precisos. Os símbolos culturais usados e criados para organizar a sociedade e sua interação,bem como estrutura sociais o processos sociais são importantes para que haja compreensão da Sociologia.

A Sociologia nos serve como um instrumento para que possamos entender o funcionamento das instituições sociais, e regras para que grupos e indivíduos possam se apoiar. A Sociologia analisa também a realidade social que está ligada ao ser humano e a sua atuação na construção social.

Diante do exposto, o presente relatório analisa contextos em que o homem lida, analisa os fatos sociais, comportamentos em diversas realidades da vida em sociedade.

Etapa 1: Indivíduo, Cultura e Sociedade

O Individuo: Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade. Ou seja, refere-se a identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros. A individualidade está profundamente ligada a percepção de si, como ser construído historicamente (Marx), pelo discurso (Foucault) ou pelos efeitos do inconsciente (Freud). A individualidade diz respeito também, aquilo que difere um indivíduo do outro.

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar.

Cultura pode ser definida também como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em determinado grupo.

Além disso, cultura pode ser entendida como elementos dentro de uma sociedade que se inter-relacionam, que são dependentes entre si, como ideias e técnicas formando um conjunto. Dentro de um grupo, a cultura é herdada, é aprendida através da transmissão , assim também como fatores ambientais, psicológicos, sociológicos e históricos cooperam para essa cultura. Vários elementos e fatores compõem uma cultura,como organização social, língua usada, organização política, estética, língua usada, ideias religiosas, técnicas, sistemas de ensino.

Sociedade: Espaço de conflito no qual se apresentam interesses divergentes, composto por indivíduos que apresentam culturas e comportamentos diversos.

Ainda podemos dizer que sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham as culturas com as maneiras de estar na vida e seus fins, que interagem entre si e formam uma comunidade. É o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais.

Para Emile Durkheim a sociedade é um conjunto de regras e normas padrões de conduta, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência individual.

Max Weber ao contrario de Durkheim não enxerga a sociedade como um ente para além e acima do individuo, os padrões, as convenções, regras, etc., são constituídos e se transformam nas relações sociais estabelecidas entre indivíduos.

Karl Marx se opõe a concepção weberiana, não prioriza o individuo e suas motivações, sem enfatizar as condições materiais das quais partes, não se chega a nenhuma conclusão. Além disso, não é qualquer relação social que permite entender a sociedade, mais assim as relações de produção.

O indivíduo tem sido estudado pela psicologia, a sociedade pela sociologia e a cultura pela antropologia social. O homem se difere dos outros animais por ser um animal cultural e o domínio do uso da fala marca o início do processo de interpretação e interação com o simbólico contido nas instituições culturais

Através da fala (Elias 1995 & Vygotsky 1984) a criança internaliza controles e planejamentos para seus comportamentos pré-programados ligados à sua estrutura biológica (os “instintos”), controles e planejamentos que passam de um plano interpessoal(das relações sociais) para um plano intrapessoal, onde tal processo desenvolverá um controle egóico (Lúria 1987) no indivíduo, que , finalmente o propiciará e o habilitará controlar suas atividades e de outrem.

Assim, o jeito de andar, de se expressar, hábitos de higiene, emoções, o modo de fabricar e usar instrumentos, será adquirido nas relações socio-culturais, onde o indivíduo sofrerá o processo de “enculturação” (Herskovits 1948), assimilando uma quantidade substancial da cultura que o cerca e desenvolvendo características que o tornará “humano” .. As relações interpessoais são crucias para conceituar o “eu”.

O indivíduo não está isolado acima da sociedade nem tampouco a sociedade paira sobre os indivíduos”(op cit 59), isto porque a sociedade é composta de indivíduos, e “o indivíduo é um ser intencional e criativo, em constante transformação, e que coletivamente pode mudar o processo cultural que o constitui”(op cit 70).

O indivíduo e sociedade se interagem através de uma relação dialética, não dicotômica, entre si. A sociedade é uma rede de inter-relações individuais em constante mobilidade, relações idealizadas e realizadas não por indivíduos passivos, nem por “super-homens”( não havendo uma relação direta com o ‘super-homem’ de Nietsche), mas por indivíduos que possuem uma subjetividade construída. Na cultura estadunidense o “eu” é constituído sobre a base cultural onde as pessoas se vêem independentes e autônomas, com o desejo de se sobressaírem às outras. Este tipo de ego é menos sensível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com