Sociologia
Dissertações: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagons92 • 15/3/2015 • 827 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
Antes de proceder à apresentação das diretrizes do PCTP/EF, precisamos reafirmar, ainda que possa parecer óbvio, que as mesmas devem ser criticamente analisadas com antecedência, caso se pretenda utilizar essa estratégia de trabalho docente numa determinada realidade social. O motivo desse "alerta" é devido ao de que as mesmas não foram pensadas numa perspectiva universalizante de sociedade. A sua construção vem sendo fruto de uma prática social que, independentemente de refletir as condições e determinantes do país, apresenta as suas próprias particularidades e peculiaridades geográficas, políticas, sociais, econômicas e culturais.
De acordo com os procedimentos metodológicos adotados no PCTP, as principais diretrizes implementadas para viabilizar uma proposta curricular de Educação Física escolar são:
Constituir um espaço interinstitucional de trabalho coletivo, mediante a promoção de parcerias entre os/as professores/as das redes de ensino público e a universidade, objetivando a construção de uma proposta curricular ampliada, respeitando-se as diferenças e particularidades de cada rede de ensino.
Estabelecer uma estrutura de assessoria e/ou orientação pedagógica externa, especializada em Currículo, capaz de contribuir para a elevação da consciência crítica dos/as professor/as, e lidando com a sua organização coletiva, uma vez que devemos estimular o pensamento ao entrar em jogo com os conflitos entre as diferentes formas de agir e agir interpretando o real, considerando o inevitável "choque" com as tradições cristalizadas, as concepções sub-repticiamente formadas e os inevitáveis e incontroláveis "acordos tácitos" que caracterizam o currículo oculto (SAVIANI, 1995, p.20).
Criar espaços de reflexão permanente entre os/as educadores/as para estudar e avaliar tanto as conjunturas nacional e regional bem como dos problemas da cidade, para não restringir o planejamento coletivo ao estudo dos componentes técnico-práticos, psicológicos e sócio-políticos da Educação. Isto, devido ao fato de que a prática pedagógica é uma totalidade abrangente, que deve integrar esses componentes e outros, como o conhecimento da realidade, a observação, a verificação e a reflexão epistemológica para tratamento do conhecimento da Cultura, incluídas aqui, a Ciência e a Filosofia (SARUP, 1986; GIROUX, 1986).
Identificar problemas e dificuldades relacionados, direta e indiretamente, à prática pedagógica por meio da aplicação de diagnósticos de área realizados periodicamente.
Criar calendários anuais de eventos para a realização de atividades de formação, contando com a participação de especialistas nas áreas de Educação e Educação Física de outras localidades do país, para refletirem e debaterem sobre o trabalho realizado no PCTP, contribuindo com subsídios teórico-práticos durante o processo de construção e implementação da proposta curricular da área.
Construir uma Proposta Curricular de Ensino, cuja função é reorientar os/as professores/as no que diz respeito às políticas cultural e identitária da área. Em Uberlândia, essa proposta recebeu o nome de Diretrizes Curriculares de Ensino - DCE, por conter, dentre outros assuntos, um guia referencial sobre a realidade social e o saber escolar que pode ser trabalhado no cotidiano escolar, na perspectiva de ensino adotada11.
Construir coletivamente Estratégias de Ensino, orientadas para intervir e avaliar criticamente no cotidiano escolar.
No que diz respeito a este procedimento, torna-se importante ressaltar que, durante o trabalho desenvolvido com os/as educadores/as envolvidos/as no processo
...