Sociologia Da Educação
Pesquisas Acadêmicas: Sociologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elianevenzke • 28/5/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia da Educação
Prof. Okçana Batini
Tutor eletrônico: Celiana Pedroso
Tutor de Sala:
Pelotas/RS
Ano 2010
A Sociologia surgiu como ciência no início do séc. xx com a revolução industrial. A Sociologia é uma das ciências que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio em que vive e os processos que interligam os indivíos em associações, grupos e instituições. A Socilogia serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explica-los, analizando o homem em suas relações de interdependência e compreender as diferentes sociedades e culturas.
Com a revolução industrial houve a consolidação do capitalismo como uma nova forma de viver e a Sociologia teve uma importante contribuição. A sociedade estava em desordem, com o surgimento de novas classes sociais, novos meios de produção, exploração do trabalho e a divisão ainda maior entre classes sociais. Foi neste contexto em que a Sociologia surgiu com o “Positivismo”, buscando resgatar a ordem e o progresso social.
Um importante sociólogo que também é considerado um dos pais da sociologia moderna, é Emile Durkheim. Ele acreditava e defendia o pensamento de que os problemas da sociedade estariam ligados á questão da moralidade dos indivíduos, e não á questões socias e econômicas.
Seu principal trabalho era na reflexão e no conhecimento da existência de uma “Conciência coletiva”. Ele partia do princípio de que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social, para poder conviver no meio deste.
Esse processo de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”, a conciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita em nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar.
Segundo Durkheim, a sociedade necessita de instituíções como: família, escola, governo, polícia ou qualquer outra que age fazendo força contra as mudanças e pela manutenção da ordem, pois o ser humano necessita se sentir seguro e protegido. Uma sociedade sem valores, regras claras e sem limites, leva o ser humano ao desespero.
Durkheim comparou a sociedade á um organismo vivo e para sanar a anomia, devemos estudá-la e buscar descobrir os problemas e a melhor maneira de repara-los. Deve haver uma busca incessante pela harmonia e estabilidade entre as partes do organismo, pois essa estabilidade proporciona o progresso social.
Para Durkheim a escola e a educação é um dos pilares para a concretização da harmonia social,
...