Sociologia Geral E Jurídica
Trabalho Escolar: Sociologia Geral E Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabiqc • 2/11/2013 • 271 Palavras (2 Páginas) • 630 Visualizações
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
1. Segundo Durkheim, quais são as três características dos fatos sociais? Explique-as.
Segundo Durkheim os fatos sociais têm as seguintes características:
Generalidade - o fato social é comum a todos os membros de um grupo ou à sua grande maioria.
Exterioridade - o fato social é externo ao indivíduo, existe independentemente de sua vontade.
Coercitividade – os indivíduos se sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido.
2. Como você define o conceito de solidariedade social na teoria de Durkheim?
Defino a solidariedade social como um meio encontrado para reinar certo consenso na sociedade, onde o indivíduo se sinta parte de um todo e precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não mecânica.
3. O que é consciência coletiva?
A consciência coletiva é tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar, formada durante nossa socialização.
4. Segundo Durkheim qual é a finalidade da sociologia?
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.
5. Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
Legais – são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente. Exemplo: As multas de trânsito.
Espontâneas – seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Durkheim exemplifica essa sanção dizendo: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”
...