Sociologia da Educação
Tese: Sociologia da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitajholly • 6/11/2014 • Tese • 705 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Através dos debates e com a leitura de textos sobre o que é a sociologia notamos que a mesma é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. A palavra "sociologia" foi criada por Augusto Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social e filosófico do iluminismo, por exemplo: Hege. A sociologia abrange varias áreas,existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira , sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar entre outras. A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Dentro das ciências sócias, existe a sociologia geral e as sociologias especiais. A primeira trata de assuntos sociais de modo geral enquanto que a segunda especializa-se em um tema especifico. Por exemplo, existe a sociologia da religião, enfim muitas sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares de seres humanos que vivem em relações.
A sociologia da educação e vista como uma área da sociologia, que tem como finalidade estudar a interação entre a escola que é vista como um elemento de socialização e a sociedade onde está inserida. Além disso, também contempla a escola como uma organização e instituição social. A contribuição da sociologia da educação, para a compreensão da educação escolar busca identificar a relação da educação, escola e a sociedade para conceituar a escola como uma instituição social com origem e desenvolvimento na modernidade.
Segundo Durkheim, a escola deveria preparar os jovens, por meios dos preconceitos básicos, para a convivência na sociedade. Hoje ela apresenta-se com esse intuito, porém, formando-os não para interpretação e analise critica sobre a nova realidade, e sim como instrumento laborioso para nova tecnologia. Principalmente quando nos referimos a escola pública, que a tende, em nossa realidade brasileira, a uma parcela considerável da população, mas que, ainda, não possui todo o equipamento quantitativo e qualitativamente necessário para a preparação desse novo agente social.
A escola continua sendo uma instituição de importantíssimo valor para a sociedade, pois e nela em que toda as diferenças sócias se fazem presente e convivem diariamente onde encontramos ricos, pobres, pessoas de diferentes religiões e é por parte dela que eles passam a compreender que a sociedade e diversidade assim como as pessoas ou sendo o ambiente escolar de total importância para entender as relações criadas entre os membros desta instituição que fazem parte da sociedade, notamos então que a sociologia da educação busca compreender essas relação e a importância delas para a formação social do individuo, tendo em vista o ambiente escolar como um lugar instrutivo e heterogêneo.
Através do contexto vivenciado no filme notamos as diferenças enfrentadas na realidade cotidiana do aluno e do educador e os conflitos existentes no ambiente escolar.
Ao observar o comportamento dos alunos nas aulas daquele professor mostra que muitos conflitos e situações geradas em sala de aula dependeram da cultura familiar, ou, seja a criança representa na escola o que vive fora dela através do comportamento. No professor percebemos a vontade de dialogar com os alunos de levantar questionamentos perante a turma de expor suas opiniões,
...