TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia e suas contribuições

Artigo: Sociologia e suas contribuições. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

Sociologia e suas Contribuições

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.

A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócia educacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, em suma, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho e na produção. A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras).

Suas contribuições são que cada vez mais se interessa por temas ligados à socialização infantil, reconhece que as amizades e as interações entre pares, pessoas são importantes, porém, de um ponto de vista teórico, elas tem sido tratadas fundamentalmente a partir de perspectivas da psicologia, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das capacidades cognitivas infantis, como por exemplo, o jogo infantil coletivo, visto como uma forma específica de socialização e abordado a partir das teorias da ação social, traz à tona a necessidade do desenvolvimento de análises sociológicas que também o abordem como uma “instância socializadora”. O recreio escolar privilegia o jogar coletivo, pois, na maioria das vezes, possibilita que um grande número de crianças joguem diariamente juntas num mesmo espaço amplo, constituindo para muitas crianças, principalmente para as que moram em grandes cidades, um dos poucos momentos nos quais podem realmente jogar coletivamente.

Reflexão: Ensino, Cultura e Sociedade.

Neste filme retratamos a busca pela mistificação dos métodos de ensino e como vencer os muros impostos pela relação professor-aluno. As dificuldades coma linguagem e as diversidades culturais.

Vencer o preconceito rotulado pelos colegas de profissões. Isso vem mostrar que o sistema educacional que os profissionais não estão preparados para lidar com as adversidades. No ambiente escolar o preconceito se confronta com o diferente, a desigualdade social e principalmente a violência que surge com a resposta dos adolescentes a dura realidade impostas no decorrer da vida. Também mostra que mesmo nos momentos críticos o professor busca motivação em pequenas situações, como o uso do conhecimento daqueles alunos problemáticos, mesmo estando visível a dificuldade de aprendizagem. Fica evidente a questão da identidade de cada aluno em uma salada de múltiplas culturas.

É de grande importância ter como discussão o Tema a questão da Identidade no meio Social, derrubando assim, as “Velhas identidades” fazendo surgir novas identidades e modificando o homem moderno e unificado. Mesmo com diversas mudanças na educação e o avanço das tecnologias os professores ainda tem que lidar com a falta de interesse por parte dos alunos, buscando métodos para incentivar o aprender.

Um dos grandes problemas enfrentados nas escolas é a falta de preparação dos profissionais para fazer intervenções quando necessárias, principalmente em relação a violência dentro de sala, as nossas crianças, adolescentes e jovens trazem do berço familiar e cultural um profundo preconceito, em diferentes âmbitos da vida: preconceito étnico-racial, de gênero, de grupos socioeconômicos, de diferente orientação sexual, de diferentes identidades, e também em relação a portadores de necessidades especiais.

Devemos investir em uma educação de qualidade e profissionais capacidades para que possamos ter uma sociedade sadia e com uma cultura unificada. Além da boa formação escolar, os pais podem e devem investir na educação financeira dos filhos, formando, assim, cidadãos mais conscientes e responsáveis por sua vida financeira e pelo adequado manejo do patrimônio. E isso significa tanto ajudar na formação de uma carteira de investimento para eles como orientá-los sobre como gerenciar seus recursos.

Contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual

A Sociologia estuda os aspectos culturais dos seres humanos, criam e usam para interagir e organizar a sociedade, explorando todas as estruturas sociais buscando entender as transformações que ocorrem nos processos culturais e estruturas sociais. Exerce o papel para compreensão critica da realidade social, econômica e cultural no qual a escola e a educação estão inseridas e contribui na formação dos educadores com uma visão informativa que passa formar indivíduos para compreender e transformar a realidade.

A prática social busca formar pessoas para a vida em sociedade proporcionada uma visão que permita compreender a sociedade em todas as dimensões.

No ambiente escolar a sociologia é de suma importância, pois ajuda a escola a os professores a enfrentar os desafios que são impostos a partir de uma realidade social e garantir ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos de maneira que o sujeito atue de forma social.

Ela também nos permite adquirir hábitos, normas e costumes. Saber assumir as responsabilidades pelos atos feitos mesmo tendo um retorno positivo ou negativo.

Temos o livre arbítrio para fazer nossas escolhas e somos livres para termos opiniões próprias sobre qualquer assunto.

Imagens Temáticas

Violência nas escolas.

Poluição do meio ambiente

Meio ambiente limpo

Brincadeira antes do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com