Sociologia exercícios
Seminário: Sociologia exercícios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valzinha7325 • 19/10/2014 • Seminário • 910 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Exercícios
1) Conclui que podemos descrever os mitos como narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens, sobrenaturais, deuses e heróis. Todos esses componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que existiram.
O mito nem todas às vezes são utilizados na simbologia correta, porque é usado também em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico.
Esses mitos têm caráter simbólico ou explicativo, que se relacionam com alguma data ou uma religião, onde procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas histórias sagradas. Por isso os mitos não são contos e nem lendas.
O Iluminismo, corrente filosófica que procura mostrar a história como sendo o desenvolvimento linear, progressivo e interrupto da razão humana, que se afirmou a partir do século VXIII.
Para esses pensadores, a razão condiz ao entendimento de todas as questões humanas e naturais e tem como consequência o progresso. Esses homens com sua capacidade de mensurar, organizar e analisar, puderam finalmente atingir o máximo de sua liberdade.
E na Revolução Moderna, consideramos que a Revolução Industrial ocorreu em duas fases: a primeira se iniciou por volta de 1760, onde foi marcado pelo processo de mecanização, com o desenvolvimento da máquina de fiar, do tear hidráulico e mecânico, o uso do ferro que acabou impulsionando os transportes através das locomotivas. E a segunda fase se inicia em 1850, que tem como principal característica o processo acelerado da industrialização.
A Indústria Moderna substituiu as ferramentas pelas máquinas, a energia humana pela energia motriz e o mundo de produção doméstico pelo sistema fabril.
2)
(a) Foi considerada uma revolução econômica.
(b) Foi considerada uma revolução política.
(b) Luta pelos ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”.
(a) Separação entre capital e trabalho.
(b) Forneceu bases políticas para o desenvolvimento do capitalismo.
Exercícios
1)
(b) A forma moral vigente na sociedade que determina a maneira de pensar, ser e agir dos indivíduos.
(a) São fenômenos sociais, exteriores aos indivíduos, que podem ser tratados como coisas.
(d) Forma de organização social típica das sociedades modernas.
(c) Forma de organização social típica das sociedades pré-modernas.
2)
Com as várias transformações decorrentes a ação social, o poder do qual o homem vai possui de forma incorreta diante ao sistema, Weber nos leva a enxergar que irá surgir duas classes distintas do sistema. O homem passará a ser escravo do próprio homem, buscará usufruir tudo aquilo que sempre desejou, mas não sabia como começar a investigar homem a homem. Surgirá uma classe de elevado poder, que será dona de tudo e de todos, sendo que haverá outra classe servirá os mais fortes com o intuito de tentar sobreviver no sistema capitalista. O sistema capitalista transformará os indivíduos em “mercadorias”, alienando-as em um segmento que os farão ser indivíduos apenas para lucrar ou servir. A classe mais fraca
(proletariados) vendeu sua força de trabalho, e a mais forte (burguesa) viverá sugando desses indivíduos tudo aquilo que necessitam, não se preocupando com as vontades ou razões de tal classe. A partir do momento que a classe trabalhadora deixar de servir, vender sua força eles deixaram de existir, pelo fato de que o sistema exige que cada um exerça sua função.
3)
(v) O modo de produção
...