Sociologia revolução da informação
Seminário: Sociologia revolução da informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arthur007com • 12/12/2014 • Seminário • 1.013 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
01. Analise a ideia geral da Revolução da Informação.
A Revolução da Informação, aliada a uma economia cada vez mais baseada nos serviços e na alta tecnologia, dá origem ao sistema denominado economia pós-industrial. Os processos de automação e de robótica vêm reduzindo o papel do trabalho humano na produção, fazendo com que uma quantidade cada vez maior de pessoas se ocupe em atividades do setor de serviços. Esta economia caracteriza-se por novos tipos de produtos e novos tipos de produtos e novas formas de comunicação que alteram profundamente o trabalho humano.
02. Aponte e analise cada uma das características da Revolução da Revolução.
Dos produtos tangíveis às ideias: na era industrial, o trabalho era definido pela produção de bens, na era pós-industrial, envolve principalmente a manipulação de símbolos. Programadores de computadores, analistas financeiros, escritores, publicitários, editores e os diferentes tipos de consultores formam o principal contingente da força de trabalho na era da informação.
Das habilidades mecânicas para as literárias: enquanto a Revolução Industrial requeria habilidades mecânicas, a Revolução da Informação requer habilidades literárias. Assim, as pessoas que se comunicam com mais facilidade – preferencialmente em mais de um idioma – são as que encontram as melhores oportunidades de trabalho.
Das fábricas para quase qualquer lugar: com o advento da tecnologia industrial, a maioria dos trabalhadores passou a trabalhar em fábricas localizadas próximas às fontes de energia. Já a Revolução da Informação está levando os trabalhadores a trabalhar em praticamente qualquer lugar. Os notebooks conectados à internet, o telefone celular e equipamentos com o fax portátil transformam a casa, o automóvel em e mesmo o avião em “escritórios virtuais”. As novas tecnologias da informação apagam a linha divisória entre o trabalho e o lar.
03. Mostre em que consiste a economia global.
Como consequência direta da Revolução Tecnológica, verifica-se a partir do final do século XX um amplo conjunto de transformações na ordem política e economia mundial, que é conhecido por globalização. Em virtude do aprimoramento da tecnologia da informação, da ampliação dos meios de comunicação e do barateamento dos custos com transporte, verifica-se o crescimento da interdependência dos países do planeta.
Em virtude dessas transformações, percebe-se a constituição de uma verdadeira economia global, já que a expansão das atividades econômicas é cada vez menos influenciadas pelas fronteiras nacionais.
04. Caracterize a economia global.
A economia apresenta várias características em relação à economia, cultura e meio ambiente:
● Grandes empresas desfrutam de liberdade para realizar suas ações econômicas, o Estado tem seu poder de atuação bastante enfraquecido.
● Ampliação do comércio internacional, requerendo cada vez mais o transporte de mercadorias a longas distâncias, por sua vez, contribui para o aumento do consumo energético e dos resíduos.
● Em decorrências da influência dos meios de comunicação, especialmente da televisão e da internet, as pessoas são diretamente afetadas pelos os valores, crenças e interesses dos setores que detém o poder.
05. Faça um quadro comparativo entre os sistemas econômicos, apontando pontos em comum e pontos de distinção entre eles.
CAPISTALISMO SOCIALISMO
Os meios de produção são predominantemente privados. Os recursos naturais e os meios de produção concentram-se nas mãos do Estado.
Seu principal incentivo é a obtenção de lucro. Abolição completa da propriedade privada e das classes sócias.
Seu funcionamento é determinado principalmente pelas leis do mercado. Garante emprego a todos e as desigualdades econômicas não são acentuadas.
O governo exerce forte regulação na atividade econômica. A economia é planificada pela sociedade.
06. Produza um quadro comparativo mostrando como a Economia pode ser analisada sob os pontos de vista macrossociológicos do Funcionalismo e do Conflito.
Perspectiva Funcionalista Perspectiva
...