Sos Emergencia
Artigo: Sos Emergencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paolaschtspar • 13/5/2014 • 356 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Alunas: Camila Pontes e Céfora José da Silva
Curso: Odontologia Período: 1º Turno: Integral
SOS Emergência – Saúde Toda Hora - Ações e Programas
1. Qual seu objetivo?
2. Qual seu público alvo?
3. Qual a justificativa de sua existência?
4. Qual a sua abrangência? (Brasil; Paraná; Curitiba).
5. Em que ano surgiu?
6. Quais os profissionais existentes e quais aqueles que você considera necessários à execução desta política?
Respostas:
1. Melhorar a gestão, qualificar e ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento.
2. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em situações de urgência, com atendimento priorizado por critério de risco.
3. A implantação do SOS emergências é uma ação estratégica para a qualificação da gestão e do atendimento a grandes hospitais que atendem o SUS. Com a implantação da Saúde Toda Hora, visa reorganizar os serviços de urgências e emergências do país, ajudando a reduzir filas nos hospitais, já que haverá uma assistência quando houver indicação médica, o paciente terá consulta a domicilio.
4. Sua abrangência cobre todo território nacional, pois juntamente com estados municípios e gestores hospitalares, promovendo o enfrentamento das principais necessidades desses hospitais. SOS emergências chega a mais de dez hospitais de grande porte entre eles o hospital do trabalhador em Curitiba (PR), passando então a acontecer várias mudanças no hospital do trabalhador. Garantindo um atendimento mais eficiente ao cidadão, tendo várias inovações, como fluxo de internação, gestão de leitos, implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos com investimentos em equipamentos da saúde.
5. O SOS emergências foi criado em 2011, visando apoio no sentido de melhorar a gestão e a qualidade para os hospitais da rede SUS que atendem urgências.
6. Os profissionais existentes são os nutricionista, enfermeiros, sendo necessários os médicos e os fonoaudiólogo, para sobrevida do paciente.
O SOS Emergência, funciona articulado com os demais serviços de urgência e emergência como o SAMU 192, Upas 24 horas, Salas de Estabilização, Saúde de atenção básica, Melhor em Casa e Direito de Todos.
...