Sucessão Familar
Artigo: Sucessão Familar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelanahguera • 21/3/2015 • 505 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ALTERNATIVA(S) PARA O PROCESSO DE SUCESSÃO PREVISTO PARA A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA.
Trabalho realizado pelo aluno Paulo Rafael da Silva Alves, RA: 1299391544, do curso de Ciências Contábeis, nas disciplinas de Economia e Teoria da Administração.
Tutor: MANGA
Senhor do Bonfim
16 de Setembro de 2014
Introdução
A sucessão de cargos de liderança tem sido umas das maiores preocupações do mundo empresarial, principalmente quando se trata de empresas familiares. A principal característica dessas empresas é a presença do fundador, é ele o responsável pela tomada de decisões, que na maioria das vezes tem como base o emocional e o intuitivo. Entretanto, em alguns casos o espírito empreendedor do fundador se sobressai fazendo com que a empresa cresça rapidamente.
Em casos de aposentadoria, promoção do líder ou doença do fundador, surge a necessidade de troca de comando. Isso pode ser ou não um problema para a empresa. É necessário que se tenha consciência de que a mudança de gestão é inevitável e assim realizar a sucessão da melhor maneira possível, pois, se o processo não for bem conduzido, a empresa poderá ser vendida ou fechar.
É importante que o fundador tenha consciência que seus filhos são diferentes dele e cada um tem suas características individuais, sendo assim as tomadas de decisões e os resultados obtidos também serão distintos. Um fator que implica uma má sucessão é a falta de um plano de sucessão e o despreparo dos sucessores.
Deste modo, um programa de capacitação de sucessores é uma ferramenta eficaz, se for planejada e se todos tiverem consciência de sua importância, para que a sucessão de lideranças não traga prejuízos para a empresa, garantindo assim a sua continuidade.
O plano de sucessão tem como objetivo a escolha e preparação dos sucessores. É importante identificar as competências que precisam ser trabalhadas nos sucessores, que precisam ter não só conhecimento técnico, mas também habilidades para planejar e colocar em prática estratégias.
O trabalho de formação de um líder não acontece em apenas um dia, nem os resultados são alcançados em um curto prazo, é preciso tempo e investimento. De acordo com Sônia Jordão, especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora, o plano de sucessão deve responder a três perguntas básicas: “Quem ficará encarregado pela empresa?”, “Quando acontecerá a sucessão?” e “Como ocorrerá a sucessão?”.
A especialista ainda dá dicas importantes, que reforçam as idéias deste trabalho, com relação à empresa familiar e ao processo de sucessão:
• “Toda empresa familiar deve prever quem tem condições de assumir a gestão da empresa, em caso de impedimento do gestor principal.
• Herdeiros da empresa que tenham interesse em assumir os negócios devem
...