Sustentabilidade
Casos: Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nathaly17 • 11/3/2015 • 2.477 Palavras (10 Páginas) • 250 Visualizações
INTRODUÇÃO
A importância do meio ambiente tornou-se mundial e caminha para um consenso em torno da inserção de um novo estilo de gestão das empresas que se preocupam com o tema.
Surgiu, então, a responsabilidade das empresas em contabilizar a redução dos impactos ambientais causados e mensurá-los. O segmento da Contabilidade que pode reduzir os equívocos no fornecimento de informações relacionados com a sustentabilidade ecológica é a Contabilidade Ambiental. Ao limitar o seu campo de atuação, pode possibilitar uma comunicação correta e transparente sobre os eventos realmente relacionados com a sustentabilidade do negócio, fornecendo informações referentes ao fato gerador dos gastos ambientais.
A Gestão Ambiental, igualmente como a Contabilidade Ambiental, através de seus procedimentos auxilia os gestores das organizações em suas tomadas de decisões que tem por fim a redução ou eliminação dos impactos ambientais e, portanto, melhorando a qualidade de vida e sua imagem perante a sociedade.
1. SUSTENTABILIDADE
1.1 CONCEITO
O termo "sustentável" provém do latim sustentare. Sustentável significa apto ou passível de sustentação, sustentado é aquilo que já tem garantida a sustentação. Compreendemos que "sustentado" já carrega em si um prazo de validade, no sentido de que não se imagina o que quer que seja, no domínio do universo físico, que apresente sustentação para sempre e deve ser acompanhado sempre do prazo ao qual se refere, sob risco de imprecisão ou falsidade, acidental ou intencional. Tal rigor é especialmente importante nos casos das políticas ambientais ou sociais, sujeitos a vieses de interesses divergentes.
1.2 AS CINCO DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade Econômica: Leva em conta a eficácia da gestão dos recursos naturais, caracterizada pela regularidade das movimentações de investimentos públicos e privados e pela produtividade e qualidade de produtos, aliada ao aperfeiçoamento das relações entre crescimento econômico, desenvolvimento social e manutenção dos recursos naturais; ou seja, um crescimento da economia geral que atenda às exigências sociais da geração de trabalho adequado e promova uma distribuição de renda mais justa.
Sustentabilidade Social: Refere-se ao desenvolvimento e objetiva a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para o alcance do desenvolvimento sustentável, somente uma sociedade sustentável e estável (menos desigual e mais fraterna, com pluralismo político e de direitos) contribui para a viabilização desses.
Sustentabilidade Ecológica: Considera a correta manipulação dos recursos naturais nos diversos ecossistemas, visando à mínima ou a nula deterioração ambiental aliada à cadeia produtiva, dentro da realidade atual.
Sustentabilidade Cultural: Incentiva a manutenção das diversas culturas, costumes e valores – no âmbito local, regional ou universal – que constituem a identidade dos povos; somada às mudanças harmônicas com as culturas milenares e atuais.
Sustentabilidade Espacial: A sustentabilidade espacial ou demográfica está vinculada à má distribuição populacional no planeta, e considera as possibilidades de suporte e expansão da exploração de um território qualquer e de seus recursos naturais; apontando para uma organização demográfica – seja ela, urbana ou rural - que leve em conta as tendências de crescimento econômico e populacional, a composição etária, sexual e a parcela economicamente ativa.
2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembléia das Nações Unidas.
A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:
“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais.”
2.1 COMO ATINGIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Usar os bens naturais, com critério e planejamento. A partir daí, traçar um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
Confunde-se muito desenvolvimento com crescimento econômico. São coisas distintas:
- Desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades econômicas são incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do país, é involução. É insustentável e está fadado ao insucesso.
- Desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos. Implica em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização.
Figura1. Tripé da Sustentabilidade Empresarial.
3. CONTABILIDADE AMBIENTAL
A contabilidade apresenta condições de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente. Especificamente, tal conjunto de informações é denominado de “contabilidade ambiental”.
Contabilidade ambiental é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente.
Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.
A Contabilidade Ambiental tem grande importância na geração
...