Sustentabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/3/2015 • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
Introdução 3
Impactos da Construção Civil para o Meio Ambiente 4
Sugestões de Práticas Sustentáveis 4
Imagem – Casa Sustentável 5
Sustentabilidade Ambiental 6
Sustentabilidade Social 6
Considerações Finais 8
Referencias 9
INTRODUÇÃO
A L&construção, atuante no mercado desde 1983, vem realizando projetos de construção de casas populares com qualidades, tornando-se uma empresa grandiosa em seu estado.
Porém com o passar dos anos, Manoel gerente de negócios vem se preocupando com os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente.
A preocupação veio a aumentar após participar de uma palestra sobre sustentabilidade. Não é apenas nas construções residenciais que o conceito de sustentabilidade veio para ficar. Para sediar a Copa do Mundo de 2014, o Brasil teve de seguir uma série de normas estabelecidas pela Fifa, como, entre outras coisas, a construção e a reforma dos estádios para que eles ficassem de acordo com o ideal de uma competição “verde”, ou seja, ecologicamente correta e que gerasse o menor impacto ambiental possível. Temos que pensar que, ao cuidar do planeta, estamos cuidando de nós mesmos e reduzindo inclusive os gastos que teremos no futuro. Eventos como Olimpíadas ou a Copa do Mundo não devem ser vistos como uma oportunidade de utilização de tecnologias mais sustentáveis. Essa atitude deve estar presente no nosso dia a dia, defende José Kós, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Impactos da Construção Civil Para o Meio Ambiente.
A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção civil gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.
A cadeia produtiva da construção tem peso grande também em termos de emissões de carbono. As edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.
Quando os resíduos são dispostos em áreas não apropriadas para a disposição, estes podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre estes custos está o fato de que montes de entulhos agregam lixo e se tornam abrigos de vetores transmissores de doenças ratos, baratas e moscas e de animais peçonhentos cobras e escorpiões
Sugestões de Práticas Sustentáveis:
1. A) Implantar reservatórios, para retenção das águas da chuva, área externa permeável e vegetada.
B) Cobertura verdes, calha para captação da água fluvial do telhado, mini estação de tratamento de água.
C) Utilização da água da chuva para sanitários e limpeza externa, captação da luz solar através de placas fotovoltaicas e coletores solares.
2. Reciclar.
A) Transformar entulhos em matéria prima reduzir o armazenamento de entulhos em áreas urbanas.
B) Separar resíduo, papelão, plástico etc.
C) Reduzir geração de resíduos evitando os impactos ambientais.
1. A) Reduzir o consumo de água potável, instalação de cisternas reutilização da água de chuvas através de armazenamento, gera economia tanto da água potável quanto financeiramente falando.
B) Instalação de torneiras com fechamento automático. Diminuição do consumo de água.
C) Palestras e orientações conscientização dos funcionários quanto à necessidade da economia de água.
C) A) Reduzir o consumo de Energia.
B) Instalação de meios, mudança de fase ou termo ativos, atuar no isolamento térmico e armazenar energia.
C) Painéis solares reduzem o consumo de energia elétrica.
D) Na iluminação artificial: Substituição de lâmpadas “quentes” por lâmpadas “frias” a fim de economizar energia; haverá retorno financeiro substânciavel.
CASA SUSTENTAVEL
Sustentabilidade Ambiental
1. A) Plano de sustentabilidade levar conhecimento dia-a-dia, treinamentos tornando o plano conhecido na empresa, escritório, promovendo maior aproximação conceitual entre as atividades desempenhadas na rotina dos funcionários e boa pratica de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo.
B) Melhora nos desperdícios de recursos naturais.
C) Minimizar contaminação de ecossistemas interiores saneamento adequado tornar materiais reaproveitáveis reciclagem, buscando parcerias com empresas de reciclagem.
2. A) Relação do edifício com seu entorno, escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos, canteiro de obras com baixo impacto ambiental, gestão dos resíduos de uso e operação do edifício e sua manutenção, conforto acústico, visual, olfativo e hidrotérmico (temperatura e umidade).
B) Produção mais limpa estratégias técnicas e econômica integrada ao processos de serviços aumentar a eficiência no uso de matérias primas, água e energia pela geração, minimização de resíduos e emissões com benefícios ambientais de saúde ocupacional econômica.
C) Neste sentido, podemos dizer que o projeto ecologicamente correto está no uso racional de todos os recursos que o meio ambiente nos proporciona, minimizando os impactos ecológicos negativos e potencializando os positivos sobre todas as etapas projeto, obra, entrega e manutenção. Ao tempo em que ele precisa ser economicamente viável, trazendo o justo retorno a seus acionistas e investidores no curto, médio e longo prazo.
Sustentabilidade Social
1. A) Qualidade de vida dos funcionários.
B) Centro de laser e de convivência visando promover maior integração entre os funcionários
C) Dialogo de Saúde educar e orientar os funcionários de todos os turnos e horários melhora na saúde e prevenção de doenças.
2. A) Soluções de a saúde campanha vacinação preventiva cuidar da saúde de seus colaboradores e de suas famílias, minimização de faltas no trabalho.
B) Assistência aos familiares dos funcionários mostra que a empresa se preocupa com aquilo que, para a maioria, é a motivação maior de seu trabalho o bem-estar de sua família.
C) Assistência odontológica prevenir doenças provocadas por problemas na cavidade bucal, promovendo cidadania e efetivando os direitos sociais dos trabalhadores
Considerações Finais
Nos últimos anos uma revolução verde chegou à indústria da construção civil. Nunca se falou tanto em sustentabilidade, bem como a sustentabilidade nunca teve um papel tão importante no projeto de arquitetura. Grande parte dessa revolução verde é decorrente da tomada de consciência do efeito das ações do homem sobre o meio ambiente, o desenvolvimento de projetos verdes, entre eles.
Um projeto sustentável vai mais além do que o aproveitamento de água de chuva, da ventilação natural e do uso da energia solar. Para receber esta credencial de empreendimento sustentável, o projeto precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Quanto ao projeto ser socialmente justo e culturalmente aceito, entende-se aqui o compromisso com o respeito à comunidade local bem como a disseminação do conhecimento adquirido e aplicado ao projeto, contribuindo para o crescimento de todas as pessoas envolvidas.
...