Sustentabilidade E As Organizações
Resenha: Sustentabilidade E As Organizações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kennywang • 25/5/2014 • Resenha • 240 Palavras (1 Páginas) • 221 Visualizações
A sustentabilidade tem como princípio satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras, mas devido à amplitude e ao vago sentido que a frase representa, acaba sendo interpretada de várias maneiras por diferentes indivíduos de diferentes posições e envolvimentos sociais e econômicos.
O termo “Desenvolvimento sustentável” popularizou-se através do relatório “Nosso Futuro Comum”, ou chamado Relatório Brundtland, na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas em 1987.
Nos últimos anos, com a conscientização da sociedade na importância da sustentabilidade iniciou-se a influência do movimento nas organizações, as empresas começaram a deparar com problemas econômicos e socioambientais, como resultado disso as organizações, por parte das pressões sociais, por meio de movimentos sociais reivindicatórios que resultaram em novas leis, foram obrigadas a tomar iniciativas com mudanças estratégicas e diretrizes das empresas com devidas limitações.
E com o passar do tempo o conceito de sustentabilidade tornou-se parte da cultura da sociedade em geral, sendo assim, as empresas conseguem se beneficiar de várias maneiras com a incorporação do conceito sustentável na organização, tais como melhoria de imagem da empresa trazendo mais consumidores e vendas, beneficiando toda a rede de stakeholders, conscientização e comprometimento dos cooperadores, atraindo oportunidades de mercado, entre outros. Por outro lado, a sustentabilidade, por tendência vem tomando grandes importâncias no ambiente geral, tornando-se um dos fatores indispensáveis nas organizações, que se não se adaptarem nesse conceito, tendencialmente será descartado pelo mercado e também pela sociedade.
...