Sustentabilidade Empresarial
Artigos Científicos: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moderador • 26/5/2014 • 2.838 Palavras (12 Páginas) • 223 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..................................................................................... 03
2- DESENVOLVIMENTO .............................................................. 04
16- CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... 11
17- REFERÊNCIA ................................................................................... 12
INTRODUÇÃO
Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzidas, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos. Através deste trabalho, uma simulação de consultoria, iremos nos aprofundar juntamente com a empresa industrial Mardolina S/a com uns dos seus diretores Sr PEDRO, tirando suas dúvidas referente a Gestão Industrial.
Itabuna 10 de outubro de 2013
Ilmo. Sr. PEDRO SUCESSO
Diretor da Indústria Mardolina S/A
De: MÁRCIA BRNDÃO RODRIGUES LIMA
Consultora Contábil
Prezado Senhor
Quanto à solicitação realizada por Vossa Senhoria a respeito de dúvidas relativas à gestão industrial: atribuições e atividades contábeis, na qual a Indústria Mardolina S/A terá de observar e conhecer segue Relatório completo.
Toda e qualquer dúvida poderá ser encaminhada a essa Consultoria a fim de respondermos com a maior brevidade possível e não provocar danos algum para o bom andamento das atividades da Indústria bem como no seu processo produtivo.
RELATÓRIO CONTÁBIL
Inicialmente queremos apontar a importância da Contabilidade Industrial, uma vez que estamos sendo remunerados para desenvolver essa consultoria e sem sombra de dúvidas, alguns outros diretores poderão questionar a necessidade da contratação de tal profissional contábil. Ela trata e identifica, portanto, no processo de produção, os vários centros de custos que contribuem para o produto final. Custos de mão de obra, custos energéticos, custo da matéria prima e de bens subsidiários, custo de transportes, ou por outra via, os custos de cada fase do fabrico, como custos de produção, da tintagem, da embalagem, da comercialização, do marketing e etc. Só através desta contabilidade é que se sabe qual o custo final do produto, onde é possível reduzi-lo para torná-lo mais competitivo. Com o advento da revolução industrial a proliferação das indústrias e o surgimento das máquinas e da produção em grande escala, a função do Contador tornou-se mais complexa, pois os dados para valorizar o estoque também eram mais complexos, uma vez que as compras de mercadorias foram substituídas por compras de matérias primas e utilizavam favores de produção que transformavam em produtos destinados à venda. A contabilidade de custos representa ainda um instrumento de grande importância para a gestão empresarial, pois produz relatórios eficazes e eficientes para a tomada de decisões, o que a Indústria Mardolina S/A necessitará para efetivar um processo de crescimento cada vez mais constante. Sr. Pedro, é importante decidirmos o mais rápido possível sobre o sistema de acumulação de custos adotado pela empresa, ele corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo. Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua, mais detalhes a esse respeito se o Sr. assim desejar estão disponíveis em minhas mãos. Nas empresas modernas muito tem se discutido qual a diferença entre Custeio por Absorção e Custeio Variável, e uma vez que essa empresa foi constituída recentemente desejo que Vossa Senhoria detenha pelo menos o básico sobre essa questão, portanto, no quadro abaixo segue algumas das diferenças mais significativas a esse respeito:
Custeio por Absorção Custeio Variável
Todos os custos de fabricação são considerados como custo do produto. Apenas os custos variáveis são considerados.
O resultado varia em função da produção. O resultado varia somente em função das vendas.
É necessário utilizar métodos de rateio, muitas vezes arbitrários, para atribuir os custos fixos aos produtos. Não se utiliza métodos de rateio, os custos fixos são considerados como despesa e não como custo de produto.
É possível estabelecer o custo total unitário dos produtos. Há um custo unitário parcial, pois considera os custos variáveis.
Não identifica a margem de contribuição. Identifica a margem de contribuição unitária e global.
Importante para decisões de longo prazo. Importante para decisões de curto prazo.
Quando chegamos nesse ponto é muito peculiar os Diretores das empresas questionarem-se
...