Sustentabilidade Na Construção Civil
Monografias: Sustentabilidade Na Construção Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudiarohrs87 • 29/3/2014 • 2.860 Palavras (12 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO NOVO HAMBURGO/RS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIENCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
TUTORA EaD: PRISCILA DE SOUZA MUNARI
NOVO HAMBURGO/RS
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Os impactos da construção civil para o meio ambiente 4
2.1 Propostas de ações: Sustentabilidade Econômica 6
2.2 Propostas de ações: Sustentabilidade Ambiental 9
2.3 Propostas de ações: Sustentabilidade Social 12
3. Considerações finais 15
Referências 16
1. INTRODUÇÃO
O tema que será tratado neste trabalho é sustentabilidade.
Esse tema tem sido abordado com grande frequência pelas mídias, pelos colégios e esta sendo fortemente estudado por muitas empresas que buscam excelência em seus produtos e preservação do meio ambiente.
Estaremos indicando sugestões de projetos que ajudam na redução de despesas, no racionamento de bens naturais, na melhora da qualidade de vida e maior motivação dos funcionários.
Essas sugestões estarão divididas entre, sustentabilidade econômica, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.
Para chegar a essas sugestões, foram vistos vários sites, blogs e reportagens.
2. OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
Atualmente, o termo sustentabilidade é usado para designar o bom uso dos recursos naturais da terra, como as águas, as florestas, etc.
A palavra sustentabilidade vem do latim “sustentare” que significa
sustentar, apoiar, conservar. O conceito de sustentabilidade está relacionado
a uma mentalidade, atitude, ou estratégia, que é ecologicamente correta,
viável a nível econômico, socialmente justo e com uma diversificação
cultural. Disponível em: http://acaoculturalse.blogspot.com.br/2013_08_01_archive.html.
Hoje ouvimos muito sobre sustentabilidade e todos sabemos que os recursos de nosso planeta são limitados em sua maioria. Sabemos também o que é correto, mas nem sempre é o que é fazemos.
Vejamos a construção civil, por exemplo, é uma das categorias que mais causa impacto e é responsável por 75% do que é extraído do meio ambiente, representa 5,1% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e emprega mais de 2,1 milhões de trabalhadores pelo Brasil. Dos investimentos feitos no país, cerca de 37% passam por este setor.
Do ponto de vista ambiental, a construção civil é uma atividade que tem como característica a modificação da paisagem, o consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis, a geração de resíduos sólidos e emissões atmosféricas, com potenciais impactos positivos e negativos ao meio ambiente, à qualidade de vida da população e à infraestrutura. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/tecnologia-ambiental/cas-em-atividade/43-camara-ambiental-da-industria-da-construcao.
A construção e manutenção da infraestrutura do País consomem 75% dos recursos naturais extraídos e a operação de edifícios é responsável por
cerca de 50% do consumo de energia elétrica. Já de acordo com os dados da
Agência Nacional de Águas (ANA), o setor urbano é responsável por 26% do
consumo de toda água bruta do país e a construção civil responsável por
16% de toda a água potável. Segundo o IMAZON – Fatos Florestais – 2005,
cerca de 64% de toda a madeira produzida na Amazônia é consumida por
brasileiros. O Estado de São Paulo é o maior consumidor, respondendo por 15% do consumo nacional, sendo que, dentre os principais setores consumidores, destaca-se a indústria moveleira e a construção civil.
A indústria da construção gera de 35 a 40% de todo resíduo produzido na atividade humana. A construção e reforma dos edifícios produzem mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos em cidades de médio e grande porte no Brasil. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/tecnologia-ambiental/cas-em-atividade/43-camara-ambiental-da-industria-da-construcao.
Os entulhos gerados com as construções e demolições são simplesmente depositados em lugares muitas vezes inadequados. Quando isso ocorre, o entulho pode causar diversos problemas ambientais e de saúde pública, o entulho deve ser depositado em local cadastrado pelo Município ou em aterros de reciclagem. Todo entulho é considerado de responsabilidade daquele que o produziu. E a disposição inadequada é considerada crime ambiental.
Cientes de todos esses fatores, várias iniciativas estão sendo tomadas tanto pelo governo, quanto pela indústria, mas infelizmente, ainda não é comum vermos empresas preocupadas realmente em aplicar métodos sustentáveis e garantindo a execução de seus projetos na integra.
2.1 PROPOSTAS DE AÇÕES: Sustentabilidade Econômica.
Proposta 1:
Objetivo Ação Resultados Esperados
Aumentar a produção, motivar os colaboradores e permitir a competitividade para o crescimento individual de cada colaborador.
A. Emitir relatórios periódicos de despesas,
...