Sustentabilidade Philips
Ensaios: Sustentabilidade Philips. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andyoshio • 13/11/2014 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 333 Visualizações
A Philips acredita que agir de maneira Sustentável é assumir responsabilidade pelas gerações futuras e pensar no ciclo completo dos produtos, desde sua produção até o final de sua vida útil.
Em março de 2010, foi lançado o programa Ciclo Sustentável Philips, onde você, consumidor, retorna o produto para descarte, fechando um ciclo responsável e auxiliando no descarte adequado de eletroeletrônicos.
A partir de novembro de 2010, lançamos o programa de logística reversa de Pilhas e Baterias, projeto inserido no programa Ciclo Sustentável Philips. Equipamos quase 100 de nossas assistências em todo o território nacional com displays coletores de Pilhas e Baterias portáteis. Essas urnas são próprias para evitar vazamentos. A Philips passa, então, a disponibilizar diversos pontos de coleta pelo país (além dos pontos próprios, também os de parceiros – fabricantes e varejo), onde você pode encaminhar suas pilhas e baterias após seu fim de vida útil. As pilhas e baterias recolhidas em nossos pontos de coleta serão encaminhadas à destinação ambientalmente adequada.
Além de reforçarmos nossa responsabilidade pós-consumo, esse projeto está em conformidade com a resolução CONAMA 401 e com a lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
Porque não descartar suas pilhas e baterias exauridas, ou produtos que as contenham, no lixo comum?
As pilhas e baterias são compostas por diversos materiais (como os metais) que garantem sua funcionalidade, como lítio, níquel, cobre, zinco, mercúrio, cádmio e chumbo. Esses componentes podem ser nocivos ao entrar em contato com o meio ambiente, contaminando solo, água e, consequentemente, as pessoas. Hoje, com o avanço tecnológico, as pilhas e baterias de procedência reconhecida possuem baixos níveis de metais nocivos, ou muitas vezes só existem traços desses metais. Mesmo assim, é muito importante que as pilhas e baterias usadas não sejam descartadas no lixo doméstico, e sim encaminhadas à destinação ambientalmente adequada. O consumidor tem um papel muito importante nesse Ciclo, ao devolver as pilhas e baterias que não mais utiliza.
Como participar?
Leve a um posto credenciado todas as pilhas e baterias usadas ou inservíveis ou os aparelhos eletrônicos Philips que possuam pilhas e baterias em seu interior, após seu fim de vida.
O Programa Ciclo Sustentável Philips promove a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos Philips que antes poderiam ser destinados de maneira incorreta.
• Como funciona o programa?
Consumidores que possuem produtos Philips sem uso ou danificados e que
desejam destiná-los a reciclagem, podem levá-los aos vários pontos de coleta espalhados pelo Brasil sem custo. Outra opção é adquirir o serviço de coleta domiciliar com o custo de até R$ 40,00 a serem pagos diretamente ao posto autorizado. Em ambos os casos o produto será coletado periodicamente nos
postos autorizados e transportado à empresa de reciclagem, onde será desmontado e suas partes terão a destinação apropriada. Além disso é preciso entregar o termo de doação de produto preenchido.
• Como faço para participar?
Você pode entrar em contato com o CIC – Centro de Informações ao
Consumidor através dos telefones 2121-0203 (Grande São Paulo) e 0800-701-0203 (demais regiões) ou procurar diretamente um dos postos de coleta em seu estado.
• Por que devo participar?
O produto entregue para a reciclagem é um produto que terá um destino
apropriado e, portanto não prejudicará o meio-ambiente.
• Porque não descartar meu eletroeletrônico no lixo comum?
Os aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são feitos por centenas de materiais que levam em sua composição substâncias nocivas que podem causar impactos negativos ao meio ambiente, contaminando o solo, a água e consequentemente as pessoas. Por isso, é de suma importância que estes aparelhos não sejam descartados no lixo comum, mas sim encaminhados para um destino
ambientalmente correto.
• Quais produtos podem ser coletados?
Todos produtos eletroeletrônicos Philips e eletroportáteis Philips Walita.
• Quais cidades estão participando do programa nesta fase inicial?
Nesse início, o projeto começa em 25 cidades com 40 postos autorizados participantes.
• Quando o programa será implementado na minha cidade?
A Philips acompanha de perto a demanda dos seus consumidores através do
CIC – Centro de Informações ao Consumidor e cadastrará parceiros para o programa de coleta e reciclagem de produtos sempre que for constatada uma demanda local.
• Preciso pagar para participar do programa?
Não, você não precisa pagar para participar do programa. Ele não tem custos
para o consumidor.
• Preciso levar o produto ao posto de coleta ou o produto pode ser retirado na minha residência?
Sim, o produto tem de ser levado a um dos vários postos de coleta disponíveis. Entretanto, se você preferir, há o serviço de coleta residencial também realizado pelos postos participantes do programa mediante o pagamento de uma taxa de
até R$ 40,00 para cobertura dos custos logísticos.
• Por que é importante providenciar o descarte adequado de eletroeletrônicos?
É importante porque evita a destinação inadequada de resíduos, gera uma nova cadeia produtiva, contribui para reduzir a extração de novas matérias-primas,
evita a contaminação de solo e água e retorna a mesma matéria-prima para o ciclo produtivo.
• Qual é a empresa parceira da Philips nesse programa?
É a Oxil, uma empresa com ampla experiência neste processo e que irá assegurar
a destinação correta de todos os produtos encaminhados pelos consumidores aos nossos pontos de coleta.
• O que é Manufatura Reversa?
Manufatura reversa
...