SÉCULO XXI: Novos métodos Da Administração.
Trabalho Universitário: SÉCULO XXI: Novos métodos Da Administração.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellesalomao • 10/10/2013 • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 456 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA I 4
2.2 EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA II 4
2.2 EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA II 5
2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS 5
2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS 6
2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA FREELANCERS 6
2.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA FREELANCERS 7
2.5 O ESTRESSE DO TRABALHADOR 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vão ser abordadas as diferenças no modo como as organizações atuaram no passado e como atuam no presente no que diz respeito à contratação de profissionais sem vínculo empregatício. As vantagens e desvantagens que esse método proporciona ao empregado neste tipo de contratação e também as consequências para o trabalhador neste ramo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA I
Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais se vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
R: Podemos notar a diferença justamente pela forma em que as organizações burocráticas se baseiam, pois às mesmas tem como base a impessoalidade, a formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionários é feita de uma maneira direta, enquanto na IBM a contratação é terceirizada por ser uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como por exemplo, regular o trafego terrestre, ou seja, é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho e podemos afirmar que o trabalhador possui seus direitos afirmando que é somente uma forma de contratação diferenciada, resultando em vínculos diferenciados.
2.2 EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA II
Considerados como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
R: Enquanto no século XIX, a capacidade técnica básica (quem conseguia fabricar, conseguia vender) garantia o crescimento das empresas e no século XX avanços na administração de empresas e planejamento estratégico garantiam que grandes empresas atingissem novos patamares de desenvolvimento, agora no século XXI produzir e administrar bem já não é garantia de sucesso: entramos na era da criatividade.
Diferente dos modelos clássicos de administração que todos conhecem a tendência pende a algo inovador e crescente dentro dos modelos de gestão. O Google é um grande exemplo de empresa do século XXI: é estável, inovador e todos os seus serviços são de excelente qualidade.
Ao contrário das considerações das teorias clássicas onde havia uma grande obsessão pelo comando, se viam as organizações como sistemas fechados e os trabalhadores eram totalmente manipulados, às organizações atuais como o Google tem uma visão aberta, dando valor e liberdade aos seus funcionários. Lá os colaboradores são valorizados, há uma grande política de remuneração e reconhecimento para com eles, possui um ambiente informal, não há padrões rígidos de trabalho, os empregados podem desenvolver seus próprios métodos e culturas e o ambiente favorece a inovação.
O que podemos observar é que os modelos clássicos de administração já não são assim tão eficazes uma vez que as pessoas eram desconsideradas, o trabalho automático e o sistema completamente fechado onde os fatores externos (mundo) não importavam onde já na administração moderna as pessoas são a chave para um bom desenvolvimento através de um sistema aberto onde a comunicação é importantíssima para a inovação.
2.3 RECURSOS ARGUMENTATIVOS
A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima (fragmentos de texto encontram-se nas páginas do trabalho no site da Unopar). Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados aos anteriores. Comente sobre esta diferença.
R: Os recursos argumentativos são utilizados para dar credibilidade ao discurso. São vários e diferenciados.
Nos fragmentos em questão podemos notar que foram utilizados os recursos de citação de voz de autoridade presente por meio da citação de nomes renomados de locais ou pessoas, este recurso esta presente em todos os fragmentos, encontramos também citação de dados estatísticos em todos eles. Já nos últimos dois fragmentos podemos notar a presença de discursos diretos.
Os discursos diretos geralmente são inseridos nos textos para que o autor se isente da responsabilidade do que esta sendo enunciado no mesmo e para dar maior credibilidade ao discurso.
2.4 VANTAGENS
...