Técnicas de Redação Português
Por: Leonardo Cezar • 28/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.726 Palavras (11 Páginas) • 119 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ENGENHARIA ELÉTRICA – (SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÕES)
ECOSSISTEMAS
GUARULHOS
2015
KIMBERLYN OLIVEIRA
LENILSON BATISTA
LEONARDO CÉZAR
MURILLO COSTA
RAFAEL SCHETTINI
ECOSSISTEMAS
Relatório de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a disciplina de Sistema de Gestão Ambiental, orientado pelo Prof. Merlin.
GUARULHOS
2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Ecossistema 6
Figura 2: Cadeia Alimentar 8
Figura 3: Ambiente Aquático de água salgada 9
Figura 4: Ambiente Aquático de água doce 9
Figura 5: Ecossistema Terrestre 10
Figura 6: Ecossistema Terrestre 10
Figura 7: Tipos de Biomas 11
Figura 8: Biosfera 13
Figura 9: Interferência do Homem no Ecossistema 15
Figura 10: Interferência do Homem no Ecossistema 15
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
ECOSSISTEMA 6
BIOSFERA 12
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL 16
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Tal como, a apresentação de comunidades bióticas e fatores abióticos, funcionamento, ecossistemas terrestres e aquáticos, biosfera e as interações positivas e negativas do homem neste meio.
ECOSSISTEMA
Ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades bióticas que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.
São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer à perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.
• Fatores abióticos: afetam a estrutura e as características da comunidade, mas a comunidade pode também alterar os componentes abióticos do ecossistema.
• Fatores bióticos: Fatores bióticos afetam as diferentes populações da comunidade e as trocas de energia e matéria destas com o ambiente. Assim, fatores abióticos e seres vivos estão em permanente ligação sistêmica.
Figura 1: Ecossistema
FUNCIONAMENTO E CICLO
A base de um ecossistema são os produtores, que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz, mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células. Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.
• CADEIA ALIMENTAR:
Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se:
• Consumidores primários:
São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos que se alimentam do fitoplâncton ou do microfitobentos, até grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante.
• Consumidores secundários:
São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.
• Consumidores terciários:
São geralmente os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho
...