TEORIA MUSICAL
Exames: TEORIA MUSICAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: falexsilva • 25/2/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Sétima dominante
Os acordes de sétima dominante se caracterizam pelo intervalo formado entre a Terça maior e a sétima menor, dando origem ao som preparatório ou de tensão. Ainda nessa categoria, encontramos o SubV7 que é o acorde substituto do V7. É encontrado um semitom acima do acorde que se quer resolver.
Ex. No campo de Dó:
C | Em | G7 | C || C | Em | Db7 | C ||
Sétima diminuta
Caracterizado pela fundamental, Terça menor, Quinta diminuta e é construído sobre o VII grau da escala.
Pelo fato do acorde diminuto estar separado por intervalos de Terça menor (dividindo a oitava em quatro partes iguais), um mesmo acorde diminuto pode se desdobrar em quatro, isto é, cada uma das quatro notas pode ser a fundamental de um novo acorde diminuto, sendo acordes equivalentes.
São três os acordes diminutos( B°, C° e Db°). Os demais são desdobramentos ou inversões desses.
XIV- Função tonal ou harmônica dos acordes
Em música temos momentos instáveis, estáveis e menos instáveis, e são essa variações que motivam a continuidade da música até o repouso final.
Função Tônica
Função de sentido conclusivo (estável). Geralmente é o acorde que finaliza uma música. O acorde principal é o I grau e pode ser substituído pelo III e VI graus.
Função Dominante
Função de sentido suspensivo (instável) e pede resolução na tônica. O principal acorde é o V e pode ser substituído pelo VII.
Função Subdominante
Função de sentido meio suspensivo, pois se apresenta de forma intermediária às outras funções.O principal acorde é o IV e pode ser substituído pelo II.
XV- Seqüências harmônicas formadas sobre os graus da escala
Tríades diatônicas
Formadas apenas com as notas da escala ou de uma tonalidade.
3M 3m 3m 3M 3M 3m 3m
I IIm IIIm IV V VIm VIIm
C Dm Em F G Am B°
3m 3m 3M 3M 3m 3m 3M
Im IIm III IVm Vm bVI bVII
Cm D° E F Gm Am B
...