TERMINAIS (KIOSQUES) PARA CONSULTA DE PONTOS TURÍSTICOS
Projeto de pesquisa: TERMINAIS (KIOSQUES) PARA CONSULTA DE PONTOS TURÍSTICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liliangreucy • 5/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 314 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PIM
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR
TEMA:
TERMINAIS (QUIOSQUES) DE CONSULTA DE PONTOS TURÍSTICOS
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 1ª semestre 2013
RESUMO
Neste projeto de terminais de consulta de pontos turísticos pelos turistas, tendo como piloto a Copa do Mundo de 2014, escolhemos as cidades pilotos Rio de janeiro e Curitiba que serão implantados os quiosques. A ideia central deste projeto é que os turistas possam ter informações úteis ao consultar o quiosque para a tomada de uma decisão.
O modelo do projeto do quiosque terá um design que chame a atenção do turista. O nosso quiosque terá um formato de uma bola de futebol e sob a bola terá em relevo o Brasil e seus respectivos estados que sediarão a Copa do Mundo de 2014. E como solução para o quiosque continuar funcionando mesmo com a falta de energia elétrica iremos instalar no quiosque um Nobreak com duração de 6 horas.
Nas características básicas do hardware proposto deste projeto usaremos tela touch screen, para maior interatividade do usuário com o sistema, e processadores de ultima geração, porém não potentes para não inflacionar os custos do quiosque. O sistemas operacional prosposto foi o Windows, pois é um sistema atende à diversas necessidades do usuário.
Nas características básicas das aplicações proposta, criamos uma aplicação que seja rápida, objetiva e que tenha informações úteis
para à tomada de uma decisão do turista. Em nossa aplicação ele poderá consultar shows, restaurantes, hotéis e pontos turísticos oferecidos pela cidade.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado o projeto de terminais de consulta dos pontos turísticos das cidades em que ocorreram os jogos da Copa do Mundo de 2014 sediada no Brasil e supervisionada pela FIFA. A ideia central deste projeto é idealizar um quiosque destinado à consulta de pontos turísticos pelos turistas, sendo que a Copa do Mundo de 2014 servirá como piloto e depois de implantado e ajustado este quiosque poderá ser implementado em qualquer parte do país pelos próximos longos anos. Neste quiosque de consulta iremos desenvolver as aplicações do sistema.
Nas próximas páginas mostraremos as cidades e seus principais pontos turísticos escolhidos por nosso grupo deste trabalho, o modelo do projeto do quiosque, as suas características básicas do hardware e do sistema operacional proposto, a estimativas de custo de cada quiosque, a solução para o quiosque continuar funcionando com falta de energia elétrica, as características da aplicação proposta, sua função social e a aderência do projeto à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Este projeto de quiosque para consulta de pontos turísticos tem um valor de organização e função social muito positivo tanto para a quem está sediando a Copa do Mundo quanto para os turistas, pois mostra que o país anfitrião tem condição de ser organizado
e que também irá gerar empregos nas cidades aderidas com este projeto e na facilidade do turista de achar auxilio para aproveitar os pontos turísticos da cidade.
1. PONTOS TURÍSTICOS
1.1. Introdução
A Importância de pontos turísticos, em várias cidades e estados, seu foco não é apenas trazer aos olhos da população a beleza, seja ela nacional ou internacional, é um lugar de interesse em que desperta aos turistas a visitarem os pontos geralmente por seu valor cultural inerente ou exibido, importância histórica, beleza natural ou artificial, originalidade, porque é raro, misterioso, ou para recreação e diversão e lazer. Pontos turísticos podem trazer resultados benéficos com a visita de turistas relacionados ao crescimento econômico: o aumento de hotéis, lojas, restaurantes, o número de empregos, serviços de guias turísticos, trilhas ecológicas, parques para a visitação, a entrada de franquias e investimentos para a região.
1.2. Cidades Pilotos
As cidades escolhidas para a implantação deste projeto são as cidades do Rio de Janeiro – RJ e Curitiba – PR. Seus principais pontos turísticos são o Cristo Redentor (uma das 7 maravilhas do mundo), o Morro do Pão-de-Açúcar e a Praia de Copacabana, situadas no Rio de Janeiro. E na cidade de Curitiba tem como principais pontos turísticos o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e o Centro Cultural Teatro Guaíra.
Um dos principais critérios para a escolha dessas duas cidades é por causa da proximidade
delas em relação uma a outra, pois caso houvesse uma atualização do quiosque estaria uma cidade perto da outra, fazendo assim o processo de manutenção mais rápido. Outros critérios foi que a cidade do Rio de Janeiro possui belas praias, vistas maravilhosas e suas noites agitadas. Na cidade de Curitiba foi levado em consideração suas arquiteturas, seu clima e infraestrutura semelhantes aos países do norte.
2. MODELO DO PROJETO DO QUIOSQUE
2.1. Introdução
Ao desenvolvermos o modelo do projeto do quiosque levamos em consideração que tem que possuir um design que chame a atenção do turista, ter uma arquitetura computacional de bom desempenho, rapidez e interativa com o usuário. Para isso escolhemos uma empresa com uma boa experiência no mercado de quiosques. A empresa escolhida para desenvolver nosso quiosque foi a Art Designer® que irá desenvolver nosso quiosque. (Art Designer, 2013)
2.2. Características Básicas do Hardware Proposto
Os critérios usados para escolha do sistema computacional foi de que precisaríamos de um processador com um bom desempenho, tela touch screen (Automoção, Z. 2013) para maior interatividade com o usuário em um tamanho que pessoas com maiores dificuldades possam conseguir enxergar e um gabinete que não ocupe muito espaço.
• Monitor LCD TFT touch de 15” da Bematech;
• Gabinete Mini – ITX M – 350;
• Processador Intel® CoreTM I3 LGA1155 (3.1GHz, 3Mb cache);
• Memória 4GB, Dual Channel
...