TIPOS DE MADEIRA, INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES
Projeto de pesquisa: TIPOS DE MADEIRA, INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaMcv • 16/4/2014 • Projeto de pesquisa • 626 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
INTRODUÇÃO
A madeira pode ser definida como a parte lenhosa das árvores, constituída de fibras e vasos condutores de seiva bruta. Com uma grande disponibilidade na natureza e a facilidade de ser trabalhada, foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade.
Desde o aparecimento do homem na Terra até os dias atuais, a técnica e a arte de trabalhar a madeira têm evoluído, passando do processo manual e primitivo até a indústria moderna. Primeiro foi utilizada pelos homens para se defender e caçar (como arma ou fazendo parte dela), para se aquecer, cozinhar e fazer simples abrigos. Com a ajuda da pedra polida e de gume cortante, o homem começa a utilizar a madeira para edificar as cabanas, constituídas de paredes de ramos entrelaçados, rebocados ou não, com terra argilosa. Mais tarde, constrói as paredes com pedra ou tijolo cozido ao sol, aplicando a madeira na sua cobertura, nas portas, janelas e na decoração interna e externa.
Hoje, tendo uma imensidade de usos diretos e servindo como matéria-prima para fabricação de muitos outros produtos (sobretudo na obtenção do papel, grande responsável pelo avanço da civilização), a madeira também é um excelente material de construção, pois possui propriedades como durabilidade e solidez, que são essenciais para estruturas resistentes. Portanto, a seguir, falaremos sobre as características e propriedades da madeira como material de acabamento e construção.
1. TIPOS DE MADEIRA, INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES
1.1 Madeiras maciças e lâminas naturais
Estes tipos de madeira são extraídos diretamente da natureza, normalmente de áreas reflorestadas. Algumas podem oferecer a lâmina e a madeira maciça e outras só a lâmina, de acordo com a lei que as protege. Existe uma enorme diversidade de árvores, mas as mais utilizadas no Brasil são:
• Freijó
Origem: Amazônia, Pará, Guiana Francesa (América do Sul)
Características: durabilidade moderada, superfície lisa, produz móveis de alta qualidade e sofisticados.
Utilização: móveis, assoalhos, batentes, instrumentos musicais e outros.
• Cumaru
Origem: Amazônia
Características: alta durabilidade, principalmente ao ataque de fungos e bactérias, resistência ao apodrecimento.
Utilização: mais usada como madeira de estrutura, por exemplo: em vigas, caibros, batentes, assoalhos, entre outros.
• Sucupira
Origem: Mata Atlântica
Características: fornece madeira muito dura, usada em construção civil, durável e resistente ao ataque de fungos e cupins que atacam madeira seca.
Utilização: muito utilizada em áreas internas e externas como pisos, assoalhos, tacos, painéis, decks, móveis rústicos e de fino acabamento.
• Ipê Verde
Origem: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Características:
...