TIPOS DE NEGOCIAÇÃO
Exames: TIPOS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wilianalves • 29/3/2013 • 278 Palavras (2 Páginas) • 1.697 Visualizações
TIPOS DE NEGOCIAÇÃO
Uma das possíveis classificações de tipos de Negociação usa por critério o objeto, segundo os temas básicos discutidos:
TRABALHISTAS – tratam sobre as condições de trabalho, salário, benefícios, relacionamento entre patrão e empregado. Instituídas por meio de contrato de trabalho, acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho. As partes envolvidas são sindicatos, federações, confederações, empresas e o próprio trabalhador.
DIPLOMÁTICAS – tratam de temas vinculados a questões territoriais, culturais, econômicas e de defesa nacional. Instituídas por meio de tratados e acordos comerciais. As partes envolvidas são nações ou blocos econômicos.
COMERCIAIS – tratam da compra e venda de bens ou serviços, podendo abranger investimentos financeiros e mercadológicos. Instituídas por meio de contratos comerciais. As partes envolvidas são pessoas físicas, empresas, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
INSTITUCIONAIS – referem-se às relações inter-organizacionais, realizadas em diversos níveis ou entre setores. Instituídas por meio de contratos, acordos, termos de coopperação técnica, convênios. As partes envolvidas são empresas e órgãos governamentais.
POLÍTICAS – abrangem a formulação de diretrizes políticas, projetos legislativos e decisões do poder executivo, que ensejam acordos de caráter público ou privado. Instituídas por meio de diretrizes políticas. As partes envolvidas são parlamentares, presidentes, proprietários e diretores de empresas, funcionários públicos de alto-escalão.
GERENCIAIS – tratam das relações entre os níveis hierárquicos de uma organização, no planejamento e execução de atividades e na condução de projetos. Instituída por meio de documentos formais ou acordos verbais. As partes envolvidas são gerentes, diretores, funcionários.
DE CONFLITOS – tratam das relações entre indivíduos com interesses divergentes, em que ocorre a predominância da emoção e de dificuldades para estabelecer o diálogo entre as partes. As partes envolvidas são indivíduos, das mais variadas fuções e classes sociais.
...