TRABALHO ACADEMICO DE FISICA
Artigo: TRABALHO ACADEMICO DE FISICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diogopn • 4/9/2014 • 885 Palavras (4 Páginas) • 317 Visualizações
Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------- 14
Introdução
Foi realizado, no dia 14/03/12, durante a aula de Física Geral e Experimental I, ministrada pelo Professor Augusto Costa, no laboratório de Física, da Universidade do Estado do Pará, o experimento de eletrização por atrito, utilizando-se matérias de fácil manuseio e observação, onde foi comprovado e observado o processo de atração e repulsão no decorrer da experiência, tendo como fundamentação teórica o escrito a seguir.
Fundamentação teórica
Quando duas substâncias diferentes se tocam, na maioria das vezes, uma cede elétrons para a outra e, para aumentar ainda mais a transferência de elétrons, costuma-se esfrega-los, um no outro, ao invés de apenas encosta-los. Sempre que um corpo receber elétrons, em algum lugar outro corpo deverá perder os elétrons que aquele recebeu. Esse é o princípio da conservação da carga elétrica.
Os processos de transferência de elétrons ocorrem na natureza constantemente, entretanto, muitas vezes, estes fenômenos acabam acontecendo sem serem percebidos. Estes fenômenos que consistem na transferência de cargas elétricas entre os corpos podem ocorrer por três processos conhecidos como: eletrização por atrito, por contato e por indução. No dia 14/03/12 foi realizado o experimento de eletrização por atrito, através de 7 experimentos diferentes.
Eletrização por atrito
Eletrização por atrito é o processo bem simples de geração de cargas eletrostáticas, ele pode ocorrer sempre que dois corpos de materiais diferentes são esfregados um no outro.
A eletrização por atrito não acontece entre metais porque eles são bons condutores e a descarga é muito rápida, não conseguindo mantê-los eletrificado.
O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repilam as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas.
A distribuição de cargas no corpo induzido mantém-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do indutor.
Objetivos
Observar a atração existente entre dois corpos atritados com uma bola de papel;
Observar a repulsão existente entre dois corpos atritados com uma bola de papel;
Observar a repulsão existente entre dois corpos atritados com uma flanela;
Observar a atração existente entre dois corpos atritados com uma flanela;
Identificar os tipos de cargas existentes se for possível determinar a carga.
Material Utilizado
-Folha de papel A4, local onde foram apoiados os materiais durante a realização do experimento;
-Papel amassado, para atritar o mesmo e com outros materiais;
-Tiras de Plástico, que foram atritadas entre si e com outros materiais;
-Tiras de Papel, que foram atritadas entre si e com outros materiais;
-Flanela, que foi atritada com outros materiais;
-Isopor Triturado, que foi utilizado para comprovação da força eletrostática em relação à gravitacional;
Procedimentos experimentais
Foi colocada uma folha de papel A4, a fim de servir de local para apoiar o material utilizado durante o experimento. Foram realizados 7 experimentos:
1º Experimento
Material utilizado: - 2 Tiras de papel;
- 1 Bola de papel amassado;
- 1 Folha de papel A4 para servir de base para apoiar os materiais durante o experimento;
Com
...