TRANSMEMBRANAS
Dissertações: TRANSMEMBRANAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabianasabara • 9/3/2015 • 5.601 Palavras (23 Páginas) • 208 Visualizações
Universidade Paulista
Ana Paula Marques
Daniela Luciano
Eliane Rodrigues
Selma Rodrigues Sabará
Sheila Dias Marcolino
Canais Iônicos e Biopotenciais
Santana de Parnaíba
2014
Ana Paula Marques
Daniela Luciano
Eliane Rodrigues
Selma Rodrigues Sabará
Sheila Dias Marcolino
Canais iônicos; Biopotenciais: Natureza do potencial elétrico das células; Canais proteicos; Transmembrana e Origem do potencial de repouso; Potencial de ação e suas fases; Estimulação e propagação do potencial de ação; Neurotransmissão.
Atividade Prática Supervisionada Biofísica
Biomedicina 2014/1 - Noturno
Orientador: Prof.ª Cintia Milani
Santana de Parnaíba
2014
Resumo
Os canais iônicos são formados por proteínas integrais que são responsáveis pelo transporte de nutrientes extracelular e intracelular.
A diferença de voltagem entre dois pontos de uma célula é chamada de Biopotenciais.
Faz parte de um processo natural do organismo, permitindo que a função desenvolvida pelas células sejam ativadas, este processo é o potencial elétrico das células.
As proteínas de transporte passam pelas membranas e criam um espaço na bicamada lipídica e permite a passagem de substância específicas.
A diferença entre a membrana superficial e celular, encontrada entre as membranas.
É o gradiente de potencial existente na membrana das células excitáveis, como nervosas e musculares, este é o potencial de repouso.
O potencial de ação é a transmissão de impulso elétrico pela membrana das células excitáveis.
Os neurotransmissores tem capacidade de combinar com receptores na membrana das células pós sinápticas gerando o impulso nervoso.
Sumário
1.Introdução
2.Canais Iônicos
2.1 Biopotenciais Natureza do potencial elétrico na células
2.2 Canais proteicos
2.3 Transmembranas
2.4 Origem do potencial de repouso
2.5 Potencial de ação e suas fases
2.6 Estimulação e propagação do potencial de ação
2.7 Neurotransmissão
3. Referências Bibliográficas
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre a Membrana Celular que é a estrutura que delimita todas as células vivas, um de seus principais componentes são as proteínas, a membrana celular possui mecanismo de permeabilidade seletiva, que permite a entrada e a saída de substancias, também ocorre o processo de difusão iônica que só ocorre se a membrana não for permeável, no potencial de equilíbrio não há movimento dos íons o potássio torna-se um cátion-íon com carga possitiva quando as células neurônios se conectam e transmitem informações para os outros neurônios musculares, nos canais protéicos temos o transporte que atravessa a membrana nesta classe temos as proteínas carreadoras, para o transporte passivo é necessário energia que leva a molécula contra o seu gradiente de concentração
As transmembranas tem resistência elétrica por conta da extensa superfície liquida que o impede em um potencial elétrico relativamente elevado, entre o meio interno e externo. O potencial de repouso ocorre por difusão em diferentes concentração para vários íons nas células excitáveis como nervosa e musculares, já no potencial de ação a célula impede a passagem de íons, a estimulação e propagação do potencial de ação ocorre por um estimulo podendo ser de células excitáveis. Os neurotransmissores quando recebem os estímulos sensoriais sendo eles, visuais, auditivos ou táteis, entre outros provocando uma reação imediata podendo ser armazenado na memória.
Canais iônicos
Os canais iônicos encontra-se na membrana plasmática das células, é formado por proteínas integrais, todos os canais iônicos possuem características semelhantes, o seu funcionamento é indispensável para um bom funcionamento da célula, este processo serve para que os íons consiga penetrar na bicamada lipídica da membrana celular. Canais iônicos formam poros responsável pelo transporte de nutrientes entre o meio extracelular e o intracelular. (Cardilho Vieira ecol.2ª edição)
Os canais iônicos possuem portões seletivos este processo pode ocorrer no estado aberto ou fechado dependendo da posição e do tamanho do canal sendo revestidas de cargas negativas ou positivas, e com os estimulo, físicos, eletromagnético entre outros, sendo seletivos para cada canal existe um determinado íons sendo eles (sódio, potássio, cálcio, magnésio entre outros) agindo como um filtro de passagem seletiva para os íons. (Fisiologia-Costanzo Linda ecol) (Cardilho Vieira ecol.2ª edição)
Biopotenciais
Potenciais de Difusão:
O potencial de difusão é causada pela difusão iônica, para que este processo ocorra e necessário
...