Tacometro
Monografias: Tacometro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nanyp • 7/3/2015 • 473 Palavras (2 Páginas) • 1.023 Visualizações
O Instrumento
O tacômetro também conhecido como conta-giros, é um instrumento de medição que mede a velocidade de um objeto, como número de rotações de um motor, contadas geralmente em rotações por minuto (RPM). Alguns exemplos de medida são: Rpm, hertz (ciclos por segundo), Km/h, mm/s. Através dele pode se ter o controle de rendimento das operações e das manutenções da máquina. São muito utilizados em diversos processos industriais em operações de fabricação quando a precisão é essencial para consistência, relógios e veículos. Os tradicionais são discos, com uma agulha, que aponta a velocidade atual em RPM. Já os digitais, mais avançados, com novos sistemas de leitura, possuem um indicador de cristal líquido que facilita sua leitura, tem memória de máximo e mínimo.
História
Acredita-se que o inventor do tacômetro foi o engenheiro Diedrich Uhlhorn, alemão, em 1817 ele o usou para medir a velocidade das maquinas e a partir de 1840, foi utilizado para medir a velocidade de locomotivas.
Os primeiros tacômetros mecânicos foram baseados na medição da força centrífuga. Exemplo: Imagine-se girando num carrossel. Você tem a sensação de que está sendo atirado para fora. (Essa sensação que o faz sentir-se compelido para fora, para fugir do centro, é o resultado da força centrífuga).
Principais Fabricantes no Brasil e no Mundo
Seus principais fabricantes são:
- Termotemp;
- Missiopa;
- Instrutherm;
- Autonics.
Utilização
O tacômetro é utilizado em aplicações industriais ou mesmo no projeto de equipamentos eletrônicos, para contar a velocidade de como que um eixo, uma engrenagem ou qualquer outra peça que rodam.
A medição de velocidade na indústria é efetuada de duas formas: com tacômetros mecânicos e com tacômetros elétricos. Os primeiros detectam o número de voltas do eixo da máquina por meios exclusivamente mecânicos, podendo incorporar ou não a medição conjunta do tempo para determinar o número de revoluções por minuto (RPM), enquanto que os outros captam a velocidade por sistemas elétricos. Para usos industriais costuma-se utilizar os tacômetros elétricos porque permitem a transformação direta do sinal para alimentar os instrumentos registradores ou controladores de painel.
Manutenção e Cuidados
Os instrumentos alimentados por baterias possuem um símbolo que aparece no display LCD quando o troca das baterias é necessária. Para trocá-las é preciso remover o parafuso da parte traseira do instrumento e retirar a tampa do compartimento da bateria. A limpeza deve ser feita periodicamente na parte externa, com um pano macio umedecido, não se pode utilizar produtos abrasivos ou solventes.
Calibração
As principais empresas que fazem a calibração do tacômetro são:
- Unimetro; empresa especializada em calibração de instrumentos de medição. Atende as áreas de: segurança do trabalho, eletroeletrônica, laboratório
...