Tecido Nervoso
Trabalho Escolar: Tecido Nervoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chivaz • 21/9/2014 • 1.976 Palavras (8 Páginas) • 549 Visualizações
O tecido nervoso é muito importante, pois ele é responsável pela troca de informações rápida nos animais. Sem ele seria impossível comadar diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente.
O corpo humano é uma estrutura complexa, formada por vários sistemas cujas funções interferem umas as outras, ou seja , um depende do outro para seu funcionamento.
Para controlar, regular e integrar esses sistemas existe o sistema nervoso, fazendo que todostrabalhem em harmonia.
O sistema nervoso pode receber estímulos de partes do próprio corpo ou ainda do ambiente externo. E as respostas a esses estímulos também podem se manisfestar dentro do próprio organismo ou então no meio externo. Tudo isso é feito através de uma corrente elétrica fraca, mas capaz de prodizir resções celulares. Esse estímulo elétrico percorre todas as porções do sistema nervoso, transmitindo informações entre elas.
As informações que o sistema nervoso recebe podem ser conscientes ou não. Temos como exemplo o controle hormonal do corpo que é influenciado pelo sistema nervoso, mas nenhuma informação sobre os níveis hormonais do sangue se torna consciente para nós. Por outro lado quando nos machucamos, sentimos a dor de imediato e isso é bem consciente.
Algumas vezes o sistema nervoso atua de maneira voluntária, agindo segundo a vontade, como ocorre com os movimentos das partes do nosso corpo durante uma caminhada. Em outros casos, o sistema nervoso atua de maneira involuntária, realizando ações independentes da nossa vontade. Isso é que acontece com as ações que regulam a fisiologia dos nossos órgãos internos, como batimentos cardíacos por exemplo.
No sistema nervoso existem dois tipos de substâncias, a substância cinzenta, composta pelos corpos dos neurônios e a substância branca, formada pelos axônios que transmitem os estímulos de um lado para outro.
Anatômicamente, o sistema nervoso é dividido em duas porções:
• Uma porção denominada sistema nervoso central,SNC, responsável pelas funções mais complexas como a interpretação de estímulos, o desencadeamento das respostas adequadas, o controle dos órgãos internos e o raciocínio.
• Uma porção denominada sistema nervoso periférico,SNP, que capta estímulos de todas as partes do corpo e do meio externo, enviando-os depois ao SNC. Este por sua vez, produz respostas e as transmite para o SNP, que as encaminha para todos os órgaos do corpo.
Em relação a função o sistema nervoso é dividido em dua partes:
• Sistema nervoso somático. É aquele que atua voluntáriamente e está relacionado ao funcionamento dos músculos esqueléticos.
• Sistema nervoso víceral. É aquele que atua de modo involuntário, estando relacionado ao funcionamento dos órgãos.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O SNC é composto pelo encéfalo, que compreende o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral, e também por um prolongamento, a medula espinhal. O encéfalo é protegido por uma capa óssea, o crânio. E a medula espinhal é protegida pela coluna vertebral.
Os órgãos do SNC são ainda protegidos pelas meninges, que produzeme fazem circular o liquor, ou líquido encefalorraquidiano, ou ainda LCR. Esse líquido atua como um amortecedor, diminuindo o efeito de impactos sobre os órgãos dp SNC, além de ter um papel importante na sua proteção imunológica.
As meninges são três:
A medula mais externa junta ao crânio é a Dura-mater, também a mais resistente.
Depois vem a Aracnóide, bem delicada e em posição intermediária, o espaço enter dura-mater e aracnóide se chama, espaço subdural.
E por fim a Pia-mater, a mais interna e grudada no tecido nervoso subjacente. É no espaço entre as meninges aracnóide e pia-mater, é chamado de espaço subaracnoideo, é o espaço onde o liquor circula.
O cérebro é o maior órgão do encéfalo e está relacionado com a maior parte das funções nervosas. Ele é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que se comunicam pelo corpo caloso. Na superfície desses hemisférios fica a substância cinzenta, chamada de cortex cerebral, onde existem saliências denominadas giros, que são separadas por sulcos.
Essa organização em giros e sulcos aumenta a superfície do cérebro e, consequentemente, a quantidade de neurônio, trazendo vantagens significativas para o sistema nervoso, uma vez que amplia a capacidade do cérebro.
Os hemisférios cerebrais são subdivididos em lobos:
• lobo frontal: funções mentais superiores, motricidade e fala.
• lobos parietais: sensibilidade geral, térmico- dolorosa e tato.
• lobos temporais: audição, memória e emoção.
• lobo occipital: visão.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Esse sistema é formado pelos nervos, que são feixes de axônio. Quando esses feixes partem do encéfalo, são chamados de nervos cranianos, e quando partem da medula espinhal, recebem o nome de nervos esponhais.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
O sistema nervoso autônomo, SNA, é a porção eferente do sistema nervoso visceral que atua de modo involuntário e inconsciente, controlando as vícerasn do corpo e mantendo as funções vitais em ordem. O SNA não tem nervos específicos, usando os nervos cranianos e espinhais para conduzir suas fibras.
Esse sistema é composto por duas porções, o simpático e o parassimpático que, na maioria das vezes, têm efeitos opostos, permitindo uma regulagem delicada das atividades orgânicas.
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS
O sistema nervoso é composto po trilhões de células nervosas, por células gliais, vasos sanguineos e uma pequena quantidade de tecido conjuntivo. As células nervosas, chamadas de neurônios,
...