Tecnologias De Gestao
Exames: Tecnologias De Gestao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dudacolorado • 17/11/2013 • 3.103 Palavras (13 Páginas) • 268 Visualizações
Introdução
A elaboração desta atps é importante para ampliarmos nossos conhecimentos sobre tecnologia e ferramentas de gestão disponíveis na atualidade, agregando bastante na nossa formação profissional e trazendo uma visão aprofundada e ampla dos temas estudados para o nosso futuro e da empresa que trabalharemos.
1. Mudanças organizacionais e o papel do Gestor
1.1 Pesquisaem uma empresa
Móveis Espedito
F. Espedito Vasconcelos ME 41.563.396/0001-62
Av. Prefeito Guido Osterno, Blocos 1 e 2.
Barro Vermelho, Marco, Ceará 62560-000
Missão:
Construir uma empresa que seja reconhecida e respeitada pela qualidade de seus produtos, seus valores éticos, justiça social e respeito ao cliente.
Valores:
Ética, Honestidade, Responsabilidade Social,Pontualidade, Respeito ao Cliente,Excelência em Qualidade
Há 14 anos no mercado moveleiro, a Móveis Espedito conquistou sua posição com criatividade, design arrojado e acabamento perfeito em suas criações. Nossos móveis são ideais para compor o luxo e o requinte dos ambientes mais exigentes.
Iniciamos nossas atividades fabricando móveis sob medida. Sempre atentos à modernidade, qualidade da matéria-prima, criatividade e perfeição no acabamento, conquistamos destaque no mercado moveleiro. Hoje, a Móveis Espedito é especializada em salas de jantar, buffets, cadeiras e poltronas. “Possui um moderno parque industrial com máquinas modernas, pessoal qualificado e uso da tecnologia.” (palavras de Francisco Espedito Vasconcelos, sócio proprietário da empresa)
A empresa foi escolhida, pelas mudanças que ocorreram nos últimos meses em seu ambiente organizacional. Tudo começou com a mudança para novas instalações, no qual a empresa passou a trabalhar em suas propriedades particulares, livrando-se de aluguel, tendo assim um dinheiro que pague novas obrigações. Mudaram para um ambiente mais arejado, um espaço físico maior, automaticamente aumentou o número de funcionários, assim como a produção. Os gestores vendo a necessidade, decidiram então, nomear novos chefes de setores e supervisores e junto disso, colocar em prática de vez, o sistema 5S (senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e auto disciplina). Ouve um período de adaptação ás novas normas, aos novos líderes de turma e setores, período esse um tanto complicado pela resistência que foi encontrada. Mas com pouco tempo e muito diálogo entre os gestores e funcionários, hoje a empresa já alavancou sua produção em cerca de 20%, fechando seu faturamento mensal numa média de R$ 400.000,00 .
1.2 Mudança organizacional e quebra de paradigmas.
Mudança organizacional é toda e qualquer transformação/variação, planejada ou não, que aconteça dentro da empresa ou departamento, derivado de fatores internos e externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho. E quando ocorre qualquer tipo de mudança na organização, provavelmente haverá resistências e defesas. Esclarecem que existem várias formas de resistência a mudanças como isolar-se; resistir ativamente defendendo princípios e posições com rigidez, elegância e bravura; resistir passivamente referindo-se à dissimulação, a não fazer, nem deixar que os demais façam.
A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focada, de alto desempenho, mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo. O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra. Existe, porém um paradoxo quando o autor diz que “muitas vezes o fracasso é resultado das melhores práticas de gestão”. Onde estará o erro, se melhores práticas de gestão significam 100% de boa gestão, bem como dos acertos, e responsabilidade com seus colaboradores? A se ver diante de uma decisão tecnológica, as empresas mais antigas não sabem como reagir. Sua resposta a novas ideias, muitas vezes, é dizer que não funcionam. Isso ocorre porque a tecnologia de ruptura não é percebida a tempo, ela é responsável pelo fracasso de grandes corporações. Porque ela percebe o que o cliente quer antes mesmo dele vir a pedir, necessitar ou questionar, o problema é que a princípio essa tecnologia surge como algo inútil, sem propósito e com custos altos.
1.3 Conceitos e papeis do gestor organizacional.
Ser gestor implica na essência da liderança, ou seja; você não precisa estar falando a todo instante aos seus liderados que é você quem manda, mas, eles já tem que ter essa ideia formada na mente. Em muitas circunstancias é preciso ser equilibrado, estar equilibrado, sabendo ouvir mais do que falar. Hunter fala que: Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. O Gestor que é líder influencia, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe. A liderança é um convívio metódico que viabiliza a reflexão-ação de forma somada e solidária. O papel do gestor vai muito além do meramente administrar, desempenhando funções que há muito tempo resumiam se a essa prática.
É preciso entender que os motivos que levam as pessoas a resistirem às mudanças são muitos e não estão apenas relacionados a algo que pode prejudicá-las. As pessoas resistem também a mudanças que podem beneficiá-las em
...