Tecnologias De Gestao
Trabalho Universitário: Tecnologias De Gestao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicao • 9/9/2013 • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
RESUMO
O objetivo deste trabalho é estudar a ferramenta análise de cenários como sendo uma ferramenta estratégica de trabalho para gestores em riscos. A sua historia foi iniciada na década de 50 e os primeiros cenários surgiram após a segunda guerra mundial. Onde o foco é ajudar o gestor buscar as perguntas certas para se prepararem para o inesperado e então providenciar uma solução. Os cenários servem de suporte à construção e análise das estratégias organizacionais diante dos futuros previstos. São apresentados dados importantes de como é a análise de cenários e como é feita uma pesquisa de estrutura de todas as informações importantes, iremos mostrar pra que serve e o porquê que essa ferramenta é muito importante e utilizada, e que ela possui muitas vantagens, porem existe algumas desvantagens, como por exemplo, a necessidade de especialistas.
Além disso, esta analise discuti vários aspectos dentre eles os relativos às suas inovações, tecnologias e mudanças estratégicas entre outras existentes.
Palavras-Chave: Ferramenta, Estratégicas, Decisões.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 00
2. DESENVOLVIMENTO 00
2.1 O que é? 00
2.2 Sua historia 00
2.3 Como é? 00
2.4 Pra que serve? 00
2.4 Quais são as suas vantagens? 00
2.5 Quais são suas desvantagens? 00
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
REFERÊNCIAS 00
1 INTRODUÇÃO
Nesse capitulo deve-se apresentar os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração. Consultar a NBR 14724 para elaboração de todo o trabalho.
Para apoiar no seu trabalho também acesse http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é?
Os cenários são uma ferramenta poderosa no arsenal do gerente de riscos. Eles ajudam os profissionais a fazerem as perguntas certas e a se prepararem para o inesperado. A análise de cenários se tornou uma ‘nova’ e melhor prática na gestão de riscos corporativos. Além disso, a análise de cenários é uma peça central no modelo de Risk IT da ISACA. A análise de cenários de riscos é uma técnica para tornar o risco de TI mais concreto e tangível e de possibilitar uma análise e avaliação de riscos apropriada. É a abordagem central para levar realismo, conhecimento, envolvimento organizacional, análise aprimorada e estrutura para a complexa questão do risco de TI.
2.1 Sua historia
A análise de cenários é utilizado desde a década de 50, e podemos dizer que a principal responsável por essa técnica foi a Shell, que em1973 conseguiu se preparar para o choque do petróleo.
Para Peter Schwartz, os primeiros cenários surgiram após a segunda Guerra Mundial como forma de planejamento militar. Herman Kahnnos na década de 60 aperfeiçôo os cenários, e usou como ferramenta para uso organizacional.
Em 1988 com a criação da Global Business Netework de Peter Schwartz e Pierre Wack, iniciou a divulgação dos cenários como ferramenta de gestão estratégica, e em 1990 ocorreu à divulgação e a ampliação em todo mundo organizacional.
2.3 Como é?
È feita uma pesquisa da estrutura e de todas as informações importantes de uma empresa e de fatores externos, que podem vir a afetar esta empresa. Nessas analises são identificados, vários aspectos relativos às inovações, tecnológicas, necessidades dos clientes, mudanças estratégicas dos concorrentes, capitação de recursos entre outros.
Com estes dados podem-se definir vários rumos possíveis para esta empresa e assim elaborar estratégias para ter um controle, para evitar possíveis acontecimentos inesperados.
Pra que serve?
Cenários é uma ferramenta muito importante e utilizada, ela serve para que as empresas possam analisar e planejar questões relativas ao seu futuro, facilitando então sua trajetória e melhorando o processo de decisão no ambiente externo a organização, tornando o processo mais ágil, menos duvidoso e mais abrangente, ela estuda um bom futuro para que assim as organizações estejam preparadas para enfrentar os acontecimentos previsíveis e imprevisíveis e assim construir respostas rápidas.
Os cenários servem de suporte à construção e análise das estratégias organizacionais diante dos futuros previstos. A utilização da análise de cenários procura organizar e reduzir as incertezas estabelecendo alternativas limitadas, que possibilitam a definição de estratégias alternativas e consideráveis.
Essa ferramenta também é muito importante para o tomador de decisão, pois ela tem o objetivo de criar uma organização mais adequável que reconheça mudanças e incertezas e que as utilize em seu proveito.
Essa ferramenta também serve para os seguintes pontos:
• Construção do suporte, na qual são definidos a formulação de um questionamento/problema;
• Selecionar aqueles que são mais prováveis, através de uma combinação de probabilidade e consequências;
• Incentivar os planejadores a ver a situação por diferentes ângulos;
Diante dos cenários e da elaboração da visão de futuro, é possível identificar e definir os principais
...