Televisão Sublimi
Ensaios: Televisão Sublimi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliceathaides • 2/10/2013 • 757 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
A PUBLICIDADE ALÉM DA RACIONALIDADE
AS VANTAGENS DA LINHA EMOCIONAL
A economia e o consumo baseiam-se em uma série de bens, serviços e valores que mesmo sendo supérfluos, são apresentados pela publicidade como se fossem imprescindíveis.
Neste tipo, se houver promessas que não sejam cumpridas, a utilização da linha racional tem seus perigos, como caráter legal. Sendo melhor sugerir do que prometer explicitamente.
Os publicitários acreditam que os argumentos racionais são perigosos na comunicação persuasiva, pois colocam o destinatário das mensagens em uma atitude reflexiva, e a mente humana quando ativada, é difícil de controlar. Por isso os publicitários preferem a linha emocional, pois a sedução atrai porque acarreta implicitamente uma promessa. Gerando novos desejos, o que a publicidade faz é abafar as verdadeiras necessidades.
CAMPANHAS E SLOGANS QUE VÃO ALÉM DA RACIONALIDADE:
Não se vendem produtos, mas promessas. Os produtos acabam se transformando em símbolos. Aparecendo cada vez mais os slogans que demonstram o quão longe é possível chegar burlando a racionalidade.
Sugerir e seduzir são importantes conotações porque há poucas denotações. A partir da lógica da sedução, percebe-se a publicidade como reino da contradição lógica.
OUTRAS CONTRADIÇÕES LÓGICAS:
Na publicidade, as contradições lógicas são constantes, mas não são percebidas porque se está deslumbrado pelo fascínio que o anúncio e o produto exercem, residindo no fato de que ela parece satisfazer as necessidades e desejos, quando sua função consiste em criá-los.
ESTRATÉGIAS PARA BURLAR A RACIONALIDADE:
O sujeito tende a adotar atitudes defensivas quando é atacado pelo lado racional, para enfrentar isso, a publicidade recorre a diversas estratégias ligadas ao emocional:
Short list
Consiste em conferir valor ao produto, considerando que o inconsciente humano tende a associar o conhecido com o bom.
A racionalidade aparente
É uma estratégia paradoxal, porque burla a racionalidade a parte da aparente racionalidade.
O fascínio dos contextos
Também se recorre às estratégias de criação de alguns contextos artificiais para alguns produtos, cujo fascínio impeça perceber as contradições implícitas nas mensagens.
O fascínio dos modelos
Basta que o nome dos personagens ou imagem destes sejam associados ao produto na mente do espectador, preferencialmente no seu inconsciente.
A escamoteação das intenções
Para desviar a atenção dos receptores das contradições contidas nas mensagens publicitárias, tratam de seduzir mediante a promessa.
COCA-COLA, PARADIGMA DA MUDANÇA DE ESTRATÉGIA
Na promoção inicial do produto, recorria-se à linha racional, baseada na argumentação e enumeração das supostas vantagens funcionais do produto. Sendo apresentada como remédio para enxaquecas, depressão, mal estar, etc.
Os argumentos começaram a criar contra-argumentos na mente dos consumidores potenciais.
Para evitar as controvérsias, a Coca-Cola decidiu mudar seu caminho. Nas primeiras décadas deste século, alguns dos anúncios estavam a meio caminho entre o discursivo e o emocional. Hoje, ela é vista como uma imagem, um símbolo. É o melhor emblema de um estilo de vista.
É o consumo transformado em uma mística.
O PROCESSO
...