Telhados
Tese: Telhados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geh1 • 12/5/2014 • Tese • 867 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
TELHADOS
O telhado funciona como uma espécie de moldura, tendo o poder de completar ou até determinar o estilo de uma casa.
O telhado pode ser feito com vários tipos de materiais. Os índios e comunidades pobres do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé.
Nas casas, é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira.
Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.
AS PARTES DE UM TELHADO
Cada tipo de telhado é misturado por partes próprias. Assim, um telhado industrial é composto por telhas e estrutura metálica. Esta por sua vez compõe-se de tesoura, terças, banzos, treliças e outras peças.
Componentes principais da cobertura
Definições das partes de um telhado:
Água - Superfície plana inclinada de um telhado.
Beiral - Projeção do telhado para fora do alinhamento da parede.
1. Cumeeira - Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
2. Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águas
3. Rincão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas. Também conhecido como água furtada
4. Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
5. Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura.
6. Peça complementar - componente cerâmico ou de qualquer outro material que permite a solução de detalhes do telhado, podendo ser usado em cumeeiras, rincões, espigões e arremates em geral.
3 - TIPOS DE ESTRUTURAS
Dependendo do que se pretende cobrir, as estruturas podem assumir formas diferentes.
Telhado mais simples com
Telhado de 2 águas
Telhado com muitas águas
4 - TIPOS DE TELHAS
Há coberturas em madeira, plástico ou PVC, em vidro que produz coberturas do tipo marselha e paulista, em concreto e, por último, em pedra natural como a ardósia.
Telha Cerâmica (barro): As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.
É necessário um estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. As telhas cerâmicas variam de 30% a 35%. Para saber mais sobre inclinação de telhados veja o tema: Como Calcular a Inclinação de Telhado, Passo a Passo!
O consumo de telhas fica entre 15 e 17 pç/m2 e o peso por das telhas em torno de 40 kg/m2.
Telha de Concreto: As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Tem um peso/m2 em torno de 48 kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2.
As telhas de concreto com cores brancas
...