Teocristologia
Por: geovannegomes • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
História e Método da Teologia – Atividade – Aula 1
Faça leitura do texto e da apresentação:
1. MELO JÚNIOR, Ebenezer da Silva Melo. O Estatuto Teórico da Teologia. (Aguardando publicação em Revista).
2. O Estatuto Teórico da Teologia – apresentação em PDF.
A seguir responda as questões abaixo com veradeiro (V) ou Falso(F) : (Valor 5% do total do semestre)
1. (f ) Um dos papéis fundamentais do discurso teológico é a descrição do fenômeno regilioso não lhe cabendo a responsabilidade em criticá-lo.
2. (v ) A Teologia apesar de não possuir todas as características de uma disciplina que atenda aos critérios de cientificidade da modernidade pode ser considerada como “Ciência Hermenêutica da Fé”.
3. (v ) Para que a Teologia seja reconhecida como ciência ela tem que dar conta de quatro condições: apropriar-se do estatuto epistemológico da filosofia, liberdade de pesquisa, inserção científica e relevância pública.
4. (v ) O discurso teológico é feito a partir da inserção do(a) teólogo(a) em sua comunidade de fé e implica necessariamente numa mudança da práxis daqueles que o fazem.
5. (f ) Por ser a Teologia baseada na revelação seu único objeto de estudo é a própria divindade, isto é, o Deus Supremo.
6. ( f) A fé é produzida e alimentada pelo discurso teológico não sendo condição prévia a este.
7. (f ) A teologia do exegeta jamais determina a hermenêutica com que este lê a Bíblia.
8. (v ) Para se compor a circularidade hermenêutica entre a comunidade de fé e as Escrituras o componente do contexto é indispensável.
9. ( v) A Teologia jamais pode furtar-se do diálogo com as demais ciências.
10. ( f) Como existe uma pluralidade de interpretações da Escritura não é possível estabelecer qualquer critério de validação destas interpretações.
...