Teoria Economica
Casos: Teoria Economica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarlosRoberto • 20/11/2013 • 5.561 Palavras (23 Páginas) • 276 Visualizações
BALANÇO DE PAGAMENTOS (Definição)
TAXAS DE CÂMBIO (Regimes Cambiais)
Aluno: João Paulo Baldaia
R.A.: 0050016087
Professora: Cássia
Disciplina: Teoria Econômica
Curso: Engenharia de Produção
Ribeirão Preto – 2013
INTRODUÇÃO
Definição de Balanço de Pagamentos
Balança é uma designação que a ciência econômica adotou para efetuar comparações entre dois fenômenos inter-relacionados, fazendo simultaneamente a medição de ambos. Especificamente, a balança de pagamentos é o registo sistemático de todas as transações económicas efetuadas entre os residentes e o não residentes de um país num determinado ano. O seu saldo exprime o que um país deve ao resto do mundo ou o que este lhe deve. Como se constata, o critério de classificação das operações é o da residência dos intervenientes, independentemente da sua nacionalidade. Constituem, no entanto, exceções a este princípio os casos de transações de ouro entre particulares e autoridades monetárias da mesma economia e de reinvestimentos no país de lucros provenientes de investimentos diretos estrangeiros. Os registos na balança de pagamentos são, por convenção, efetuados da seguinte forma: debitam-se todas as transações que deem origem a um pagamento (como, por exemplo, importar bens ou serviços, enviar para o exterior uma transferência sem contrapartida, exportar capitais) e creditam-se todas as que deem origem a um recebimento (como é o caso das operações inversas das anteriores).
Para melhor resumir, podemos definir Balanço de Pagamentos como registro contábil dos recebimentos e pagamentos feitos pelos diversos agentes econômicos nacionais (governo, empresas, organizações e indivíduos) com os agentes estrangeiros em todo o mundo.
Nota: - Será utilizada a abreviação B/P para designação de Balanço de Pagamentos.·.
Estrutura do Balanço de Pagamentos
O B/P contém três categorias de transações econômicas denominadas:
a) Contas Correntes;
b) Contas Financeiras;
c) Conta de Transações Oficiais.
Cada uma dessas categorias é subdividida em contas indicativas dos diversos tipos de transações realizadas com o exterior. Em cada conta, são registrados créditos (ingresso de moeda) e débitos (saída de moeda), cujo balanço (“encontro de débitos e créditos”.) gera um saldo positivo, denominado “superávit”, ou negativo, denominado “déficit”.
A maior parte das transações de mercadorias, serviços e capitais e suas respectivas liquidações financeiras são feita pelas empresas e instituições financeiras privadas.
Porém, o controle rigoroso dos recebimentos e pagamentos é encargo dos Bancos Centrais de cada país, que se encarregam de administrar os saldos devedores e/ou credores das diversas contas, promovendo sua cobrança e liquidação ou guarda por meio das Transações Oficiais (reservas e dívidas externas em moeda estrangeira).
Contas Correntes: A categoria Contas Correntes tem quatro subdivisões, a saber:
Conta
Corrente
Balanço Comercial
Balanço de Serviços
Balanço de Rendas
Balanço de Transferências
a) Balanço Comercial indicativo do saldo líquido das exportações (créditos) e importações de mercadorias (débitos);
b) Balanço de Serviços que fornece o saldo líquido das transações de prestação de serviços internacionais que pode ser subdividido em dois grupos TST e FTG; ‘com seus respectivos créditos e débitos;
c) Balanço de Rendas que compreende o saldo líquido das remessas de rendas dos fatores produtivos trabalho e capital;
d) Balanço de Transferências que envolvem as remessas autônomas de indivíduos, empresas, e governos, bem como outros tipos de doações.
A soma dos balanços dessas quatro contas é chamada Balanço de Contas Correntes.
Contas de Capitais: A categoria de Conta de Capital e Financeira trata dos diversos tipos de investimentos econômicos e financeiros, sendo subdividida em seguintes contas:
Conta de Capital
E Financeira
Investimento Direto
Investimento Direto
Empréstimos e financiamentos
Investimento de curto prazo
a) Conta de Capital
b) Investimento direto que fornece o saldo líquido dos investimentos econômicos
(capital reprodutivo)
c) Investimento em carteira que compreende o saldo líquido de aplicações financeiras
(ações e títulos);
d) Empréstimos e financiamentos que envolvem o saldo líquido das operações de crédito, inclusive amortizações.
e) Investimento de curto prazo que trata da entrada e saída de capitais de curto prazo, especialmente depósitos, linhas de crédito e outros investimentos de portfólio.
Saldo do Balanço de Pagamentos – É o saldo líquido do balanço de pagamentos que pode tomar a forma de superávit ou déficit das contas externas.
SALDO DO B/P
Superávit (Bp>0)
Déficit (Bp<0)
Um superávit (Bp>0) correspondente um crédito contra países estrangeiros e um déficit (Bp<0) correspondente um débito para com países estrangeiros.
Transações Oficiais: São as transações destinadas a fechar o balanço de pagamentos mediante destinação do saldo do balanço de pagamentos.
Um saldo positivo do balanço de pagamentos (é registrado como aumento dos haveres externos (dH>0) ou redução da dívida externa (dDE<0) do país, enquanto que um saldo negativo é registrado como aumento
...