Teoria Economica
Trabalho Universitário: Teoria Economica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ginoka • 15/4/2014 • 378 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Considerando a questão da escassez dos recursos que surge a partir das necessidades ilimitadas dos indivíduos e o problema econômico limitados, à sociedade se depara com o dilema de tomar certas decisões relativas à produção e ao consumo de bens e serviços. Estas escolhas referem-se a:
1) O que produzir?
O produtor deve escolher o produto com base nas necessidade da sociedade e levando-se em conta a disponibilidade dos recursos. Ou seja:
- a escolha do empreendedor depende do mercado e do acesso à tecnologia.
Ex.: produzir armas a medicamentos
- a escolha da sociedade está relacionada a opções de política econômica.
Ex.: mais usinas hidroelétricas, mais habitações populares, mais tratamento de água, etc.
2) Como produzir?
Como produzir está relacionado com a escolha de como utilizar o fator trabalho e o fator capital no qual são decisões fundamentais para a produção, envolvendo a tecnologia nacional ou internacional (royalties), investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e escolha das técnicas: manual (custo K > L) e mecanizado (custo K < L). Contudo deve-se sempre buscar a maneira mais eficiente possível de meios de produtividade.
3) Quanto produzir?
Esta decisão refere-se ao nível produtivo que a firma deve adotar, envolvendo também os níveis de preços dos produtos e a dos custos de produção. O empresário vai adotar o nível de produção que maximize seu lucro.
4) Para quem produzir?
A escolha do público consumidor é uma questão que diz respeito ao perfil da população e envolve gostos, preferência e nível de renda ou seja há uma:
- expectativa do lucro
- as empresas escolhem os consumidores que desejam abastecer com bens e serviços conforme a classe de renda.
Ex: Para o mercado interno, para o mercado externo, para um público com maior nível de renda, para um segmento com menor poder aquisitivo.
Os recursos são limitados, como por exemplo, mão-de-obra especializada, matérias-primas, capital, terras férteis. As necessidades humanas são ilimitadas, assim a sociedade precisa decidir a composição dos bens e serviços que, em determinado período, serão produzidos e em que quantidades.
5) O que reservar para futuras gerações?
Esse é um problema de nível tecnológico na manutenção e ampliação da capacidade produtiva da economia. Isso implica não só conservar intacta a força produtiva por meio de uma provisão para depreciação, como também aumentar a quantidade dos recursos da economia e melhorar as técnicas de produção.
...