Teorias Da Administracao
Trabalho Universitário: Teorias Da Administracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franckadm • 25/9/2013 • 3.102 Palavras (13 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIAS
DE ADMINISTRAÇÃO
TRÊS LAGOAS, MS
Outubro/2010
ACADÊMICOS:
Teoria Geral da Administração e suas abordagens
Trabalho do 2º semestre do Curso de Administração, apresentado para avaliação parcial da disciplina de Teorias de Administração
TRÊS LAGOAS, MS
Outubro/2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................ 3
1 PRIMEIRO DESAFIO
1.1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.....................
E OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO E ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO .......................................................... 4
5
1.2 ABORDAGENS HUMANÍSTICA, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO ........................................... 6
2 SEGUNDO DESAFIO
2.1 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL E SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO .................................................................................. 8
2.2 ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO, NOVAS ABORDAGENS DA TGA ........................................................................ 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................... 12
REFERÊNCIAS ...................................................................................... 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta as atividades denominadas Desafios de Aprendizagem da disciplina de Teorias de Administração, constituindo-se em dois capítulos.
O trabalho foi desenvolvido em equipe, mediante pesquisa em livros e sites de Internet buscando promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo, e tem o objetivo de compreender a importância das organizações para a sociedade, assim como a definição de Administração como conhecimento cientifico, e como se iniciou a construção do conhecimento das Teorias da Administração, cujos conceitos são utilizados até os nossos dias.
Também iremos ver como Taylor e Fayol destacam-se como os principais estudiosos, entretanto outros nomes merecem destaque também como Henry Ford e Max Weber e como os estudos propostos em suas abordagens possibilitaram melhorias consideráveis na eficiência das industrias. É preciso compreender claramente suas propostas, pois elas possibilitaram o surgimento das teorias posteriores.
Em decorrência dos problemas surgidos das propostas de Taylor e Fayol surgiu a Teorias da Relações Humanas, que na sua evolução originou a Teoria Comportamental que estuda, liderança, motivação comportamento e cultura organizacional, consolidando a pessoa como meio de melhoria de desempenho organizacional.
A ênfase na tecnologia surgi como um divisor de águas nas Teorias da Administração, suas propostas trouxeram conceitos da Biologia, para a teoria de Sistemas, conceito de modelos matemáticos que possibilitaram o controle de produção e medição de desempenho.
Na Teoria Contingencial passa a defender todas as demais teorias como verdadeiras, desde que atendam às necessidades das empresas, conforme suas contingências ambientais.
Com a evolução tecnológica surge o acesso a informações de todo o tipo possibilitando que as Teorias da Administração aprimorassem seus instrumentos de disseminação dos conhecimentos individuais e de seu capital humano, que passou a ser considerado o principal recurso organizacional.
1 PRIMEIRO DESAFIO
Neste desafio identificaram-se os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das primeiras Teorias da Administração, buscando associá-los com as teorias desenvolvidas.
1.1 INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Apresentam-se a seguir os acontecimentos sociais que levaram ao surgimento das Teorias da Administração e seus precursores.
A historia da administração iniciou-se num tempo muito remoto, mas precisamente no ano 5.000 A.C. na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Em seguida na China de 500 A.C. a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio, exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Apontam-se ainda outras raízes históricas, as instituições otomanas, pela forma de como administravam seus grandes feudos, os prelados católicos já na idade média, destacando-se como administradores natos. A Alemanha e a Austria de 1550 a 1700 através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos chamados os fiscalistas ou cameralistas. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado.
Na historia da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares.
A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental, pois através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo o mundo e exercendo influencia, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.
As organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresas da atualidade
O fenômeno que provocou
...