Teorias Da Administracao
Artigos Científicos: Teorias Da Administracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: princiele • 21/10/2014 • 270 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
CONHECIMENTO, CIÊNCIA E ADMINISTRAÇÃO
A Administração é um campo do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas que possibilita entender, interpretar, avaliar e julgar o funcionamento das organizações sociais de produção, cujo objeto central da análise é a organização de produção e a aplicação dos seus recursos para alcance de objetivos específicos. Nos estudos de Administração nos deparamos com várias analogias entre o senso comum e ciência; técnica e ciência; teoria e paradigma; e paradigma e escola do pensamento.
Senso comum e ciência
Segundo Alves (1996), o senso comum “é tudo o que não é ciência”. Ou seja, o senso comum é a maneira de o homem interpretar o universo, o mundo, as organizações e a si mesmo. É fruto da busca empírica do homem para solução de seus problemas cotidianos.
Já a ciência é fruto do estudo, da meditação articulada e coordenada com relação a determinado objeto ou campo da ação humana. Ela experimenta seu desenvolvimento, seus avanços, seus retrocessos e sua estagnação por meio de processos que ocorrem à base de ritos e procedimentos validados por membros da comunidade. Lembrando que há a ciência básica e aplicada que entre elas existem diferenças fundamentais que de acordo com a interpretação de Bunge (1980) a ciência básica se propõe unicamente a enriquecer o conhecimento humano sobre as interações, as premissas estabelecidas e os resultados obtidos sejam nas dimensões teóricas ou nas experimentais. Já a ciência aplicada faz uso dos conhecimentos derivados da ciência básica na busca de novos conhecimentos e de aplicativos para estes. A ciência é a transformação do senso comum por meio da articulação, da coordenação e da sistematização do conhecimento.
...