Terminal de barcaça do oceano
Seminário: Terminal de barcaça do oceano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeninha • 22/6/2014 • Seminário • 319 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
A ArcelorMittal Tubarão conta com o Terminal de Barcaças Oceânicas (TBO), que teve sua operação iniciada em outubro de 2006 e tem por objetivo atender o transporte marítimo das bobinas de aço produzidas no Laminador de Tiras a Quente (LTQ). Essa resolução faz parte da cadeia logística de abastecimento do mercado brasileiro, por meio da navegação de cabotagem, com uma ponte entre o porto do Espírito Santo e o de São Francisco do Sul.
O terminal contém uma frota de quatro barcaças e dois empurradores, ou seja, uma barcaça em cada um dos dois terminais. Quando atracada, a barcaça assume a função de armazém flutuante, com os empurradores sempre navegando entre o terminal de Santa Catarina e o da ArcelorMittal Tubarão, otimizando todo o processo. A operação das barcaças e dos empurradores está sob a responsabilidade da empresa de Navegação Norsul, que projetou e construiu o sistema.
Com esse novo sistema de transporte por cabotagem, deixarão de trafegar, com carga pesada, uma média de 100 a 110 carretas por dia. Cada barcaça tem capacidade para transportar 10 mil toneladas de carga. A distância entre a ArcelorMittal Tubarão e São Francisco do Sul é de 630 milhas náuticas, sendo que a viagem de barcaça leva de dois a três dias e a de caminhão, de três a quatro dias. Por ano, serão embarcadas cerca de 1,1 milhão de toneladas/ ano de bobinas de aço para Santa Catarina (SC).
A ArcelorMittal Tubarão possui um documento de Licença de Instalação do Terminal de Barcaças Oceânicas, obtido em 29 de outubro de 2004, que aprova o projeto e permite a execução do mesmo, o que denota o comprometimento sustentável da empresa com o meio ambiente, ao seguir as condicionantes estabelecidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
Essa iniciativa permite que a ArcelorMittal Tubarão garanta o transporte de bobinas a quente para a ArcelorMittal Vega, em Santa Catarina, de forma mais ecológica e segura.
...