Tijolo Ecologico
Ensaios: Tijolo Ecologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silva11 • 18/6/2014 • 4.537 Palavras (19 Páginas) • 780 Visualizações
Este trabalho apresenta uma proposta de tinta natural ecológica, que não poluem o meio ambiente, pois são isentas de derivados do petróleo e componentes sintéticos. Avaliam-se as contribuições ecológicas na utilização desse material. Expõe-se a eficiência do material quanto a estabilidade, resistência durabilidade das tintas ecológicas. Observam-se as vantagens, características, o que são, os vários tipos e alguns exemplos de tintas encontradas nas pesquisas feitas.
Este tema foi escolhido para conscientizar as e divulgar às pessoas dos benefícios gerados ao utilizar a tinta ecológica, que até então, quase não é conhecida. Mas apesar de alguns desses produtos não serem muito baratos, são um ótimo investimento, além de ecológica, tem mais qualidade e acabamento diferenciado.
Introdução
As tintas convencionais, que hoje dominam o mercado, são produzidas à base de derivados do petróleo, que por sua vez comprometem a natureza e a saúde e bem-estar das pessoas que a utilizam.
Pensando no futuro do planeta, algumas empresas e entidades, procuraram uma maneira de produzir produtos ecológicos que agredissem a natura.
Criaram, então, as tintas naturais ecológicas, que são formuladas com matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos e insumos derivados do petróleo.
É um material atóxico e inodoro, resistente às intempéries, de longa durabilidade, não trinca, não desbota, não descasca e quando descartado na natureza se reintegra sem impactar negativamente.
As tintas ecológicas possuem inúmeras vantagens, como por exemplo, a temperatura dos cômodos fica mais agradável e, consequentemente, o consumo de energia diminui. Também sujam menos, suas cores se mantém mais vivas, não possui odores, não causam danos à saúde, e entre outros.
As tintas ecológicas também são isentas de conservantes e, por isso, têm prazo de validade menor que as convencionais. A secagem da pintura sustentável demora um pouco mais, pois não há substâncias químicas no produto que aceleram a secagem.
As sobras de tinta natural podem ser descartadas junto com o lixo orgânico. Já os pigmentos à base de solventes são tóxicos e precisam de tratamento especial.
Com tantas opções sustentáveis de uso e descarte, é possível não deixar “manchas” no meio ambiente ao colorir a sua obra.
2 Pinturas Ecológicas
Até o inicio do século XX, era comum no planeta o uso de tintas e produtos naturais para a pintura. A partir de 1920, iniciou-se a fabricação em escala de tinas sintéticas derivadas do petróleo.
O mundo já conhece as consequências negativas do uso do petróleo e seus derivados para o meio ambiente - como o aquecimento global - as tintas sintéticas, implicam na redução da qualidade do ar e da natureza.
Pesquisas demonstram que a maioria das tintas que usamos hoje, gera um descarte muito grande de produtos tóxicos no processo de produção.
A lista de agentes agressivos presentes nas tintas sintéticas é extensa, assim como exemplos os solventes aromáticos voláteis, que afetam os seres vivos e a camada de ozônio, pigmentos à base de metais pesados, resíduos que contaminam o solo e a água.
Os compostos orgânicos voláteis (conhecidos como COVs) continuam no ar por anos. Durante a vida útil das pinturas, os ambientes internos das casas, sem que se perceba, são bastante poluídos.
Juntos esses fatores resultam na Síndrome do Edifício Enfermo (SEE), que é produto de edificações sem ventilação, nas quais o acúmulo de poluentes provoquem sintomas como ardor nos olhos, corizas, enxaquecas, e até doenças pulmonares.
3 Tintas naturais e sustentáveis
Há alguns anos, entidades e empresas preocupadas com o meio ambiente, iniciaram uma busca de produtos que aliassem os benefícios das pinturas tradicionais aos recursos da tecnologia moderna.
Pensando em alternativas que sejam benéficas, apresentem melhoria e preservação ambiental foi desenvolvida a tinta ecológica, que resultam em resinas acrílicas de alta qualidade e baixo odor, acabamento fosco, variadas cores e pode ser aplicada em ambientes internos e externos.
A tinta ecológica não gera poluição, não destrói a camada de ozônio, não agride o meio ambiente, e não gera nenhum risco à saúde.
3.1 Tintas ecológicas: o que são?
3.1.1 O que são tintas ecológicas?
As tintas ecológicas são compostas de matérias-primas naturais e à base de água. Seu uso beneficia a qualidade do ar interno onde são aplicadas, a saúde do aplicador e do usuário, e ao meio ambiente.
Há vários tipos de tintas ecológicas, mas as de tipo mineral são as que mais contribuem tanto para a preservação do meio ambiente como para a saúde.
Porém, existem tintas à base de água de menor nível de toxidade, mas que mesmo tendo um solvente ecológico (água) podem ser encontradas outras substâncias químicas voláteis tóxicas.
Portanto, para serem consideradas ecológicas as tintas precisam ser livres de compostos orgânicos voláteis (COVs), que são um dos principais problemas das tintas à base de petróleo.
3.1.2 Tipos de tintas ecológicas
As tintas ecológicas podem ser encontradas de três tipos: minerais, vegetais e com insumos animais (como a caseína, extraída do leite de vaca). Para ser considerada ecológica, a tinta deve ter seu ciclo de vida determinado, desde a extração da matéria-prima, consumo de energia para a produção, consumo de água, embalagens, descarte e reciclagem de materiais e insumos, deveriam ser levados em conta para se certificar uma tinta como ecológica.
3.2 Tinta Mineral
São tintas feitas a partir de rochas minerais naturais finamente moídas e transformadas por calcinação (queima). Há dois tipos delas: à base de silicato de potássio e à base de cal. A aderência dessas tintas à parede ocorre pela cimentação e pela formação de cristais em contato com a superfície aplicada. Elas não são plastificantes, que permitem a respiração da parede. As tintas minerais dispensam o uso de massa corrida. Contudo se uma parede for selada com massa corrida não irá voltar a respirar com o uso da tinta mineral
Essas
...