Tipos De Carbonos E Classificação De Cadeias
Dissertações: Tipos De Carbonos E Classificação De Cadeias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BeaMac • 17/8/2014 • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 316 Visualizações
Tipos de Carbono e Classificação das Cadeias
ENCADEAMENTO
Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. Essa propriedade é a principal responsável pela existência de milhões de compostos orgânicos.
Veja alguns exemplos de cadeias :
Importante: Uma cadeia carbônica pode apresentar, além de átomos de carbono, átomos de outros elementos, desde que estes estejam entre os á tomos de carbono. Os elementos diferentes do carbono que mais freqüentemente podem fazer parte da cadeia carbônica são : O, N, S, P. Nessa situação, estes átomos são denominados HETEROÁTOMOS.
Existe outra maneira de representar a cadeia de um composto orgânico. Nesse tipo de representação, não aparecem nem os carbonos, nem os hidrogênios ligados aos carbonos. As ligações entres os carbonos são indicados por traços (-) localizando-se os carbonos nos pontos de inflexão (quinas) e nas extremidades dos traços.
ciclopropano
1-buteno
Podemos também simplificar por meio de índices ;
ou
H3C - CH2 - O - CH2 - CH3
Simplificando a representação dos H
C2H5 - O - C2H5
ou
C4H10O
Simplificando a representação dos C
Fórmula Molecular
CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO.
Podem ser classificados de acordo com o número de outros átomos de carbono ligado a ele na cadeia .
Carbono
Definição
Fórmula Estrutural
Primário
Ligado diretamente, no máximo, a um outro carbono
Secundário
Ligado
diretamente a dois outros carbonos
Terciário
Ligado diretamente a três outros carbonos
Quaternário
Ligado diretamente a quatro outros carbonos
Teoria da hibridação dos orbitais
O átomo de carbono, em seu estado fundamental, apresenta a seguinte configuração eletrônica para seus orbitais:
Estado fundamental do carbono:
1s2 2s2 2p2
Por esse esquema podemos perceber que só seria possível para o carbono estabelecer duas ligações, uma vez que existem apenas dois elétrons desemparelhados. Experimentalmente, porém, verificou-se que o carbono faz sempre quatro compartilhamentos eletrônicos, e não dois, como era de se esperar. Para explicar esse fato, na década de 1930, surgiu a teoria da hibridação dos orbitais, que não se aplica exclusivamente ao átomo de carbono, mas merece destaque para ele, pois o carbono apresenta vários tipos de hibridação. A partir da sua configuração eletrônica no estado fundamental, o carbono promove um dos elétrons do orbital 2s para o orbital 2pz, que estava "vazio", passando agora para um estado ativado. Veja:
Estado ativado do carbono:
1s2 2s1 2p3
No estado ativado o carbono pode sofrer três tipos de hibridação, dependendo dos tipos de ligação que ele estabelecerá com outros átomos.
Hibridação sp3 do carbono - Esse tipo de hibridação
existe no carbono que faz quatro ligações sigma. O termo sp3 designa um orbital híbrido formado a partir de um orbital s e três orbitais p. Veja o estado híbrido sp3 :
1s2 2(sp3)4
O antigo orbital 2s se uniu aos orbitais 2p, formando 4 orbitais sp3 semipreenchidos. Assim, o carbono poderá efetuar quatro ligações sigma. O carbono que faz quatro ligações sigma tem geometria tetraédrica, devido ao ângulo de afastamento entre os pares eletrônicos dos quatro orbitais sp3. Os elementos da família do carbono (silício e germânio) também formam moléculas através desse tipo de hibridação.
Hibridação sp2 do carbono - Quando o carbono faz uma dupla ligação, terá, logicamente, três ligações sigma e uma ligação pi. Nesse caso, o carbono sofre hibridação do tipo sp2. Veja o estado híbrido sp2 :
1s2 2(sp2)3 2p1
O orbital 2s se uniu aos orbitais 2p, formando 3 orbitais sp2 e um orbital p semipreenchidos. Assim, o carbono poderá efetuar três ligações sigma e uma ligação pi. Esse carbono tem geometria trigonal plana.
Hibridação sp do carbono - Quando o carbono faz uma tripla
...