Tipos De Mecanismos
Artigo: Tipos De Mecanismos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prato • 10/10/2014 • 215 Palavras (1 Páginas) • 992 Visualizações
1.0 Introdução: Denomina-se mecanismo a um conjunto de elementos rígidos, móveis uns relativamente a outros, unidos entre si mediante diferentes tipos de junções chamadas pares cinemáticos (pernas, uniões de contato, passadores, etc.), cujo propósito é a transmissão e/ou transformação de movimentos e forças. São, portanto, as abstrações teóricas do funcionamento das máquinas, e de seu estudo se ocupa a Teoria de Mecanismos.
Baseando-se em princípios da álgebra linear e física, se criam esqueletos vetoriais, com os quais se formam sistemas de equações. A diferença de um problema de cinemática ou dinâmica básico, um mecanismo não é considerado como uma massa pontual e, devido a que os elementos que conformam a um mecanismo apresentam combinações de movimentos relativos de rotação e translação, é necessário levar em conta conceitos como centro de gravidade, momento de inércia, velocidade angular, etc.
Na maioria das vezes um mecanismo pode ser analisado utilizando um enfoque bidimensional, o que reduz o mecanismo a um plano.
2.0 Tipos de Mecanismos:
2.1 Catraca.
Definição: rolamento dentado ou liso para acionar um dispositivo que torna possível o funcionamento de equipamentos rolantes. (esteiras). A Catraca permite convertermos um movimento linear em movimento rotativo.
Aplicação: aplicadas em movimentos angulares cíclicos, de baixa rotação (até 300 rpm).
Mercados: siderurgia, metalurgia, agroindústria, Naval, Têxtil, Gráfica, Alimentícia, Plástica, Medicina, Cerâmica, Mineração, Pneumática, Mecânica, Etc.
...