Tipos De Redes De Computadores
Artigo: Tipos De Redes De Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianariosbrasi • 7/12/2013 • 2.199 Palavras (9 Páginas) • 624 Visualizações
2.Tipos de Redes de Computadores
2.1 História
Algumas fontes indicam a década de 1940 como tendo início os experimentos para conectar máquinas calculadoras através de linhas telefônicas. Com a evolução das máquinas de calcular para os computadores, surgiu a necessidade de compartilhar os dados de um equipamento para outro. A comunicação entre eles como conhecemos hoje começou a ser desenvolvida na década de 1960, mas cresceu significativamente na década de 1990.
Num primeiro momento, os computadores eram interconectados nos departamentos da empresa. Sendo assim, a distância entre os computadores era pequena, limitada a um mesmo local. Por esse motivo as redes passaram a ser conhecidas como redes locais. Com o passar do tempo, as necessidades continuaram a aumentar, a troca de informações somente entre computadores de um mesmo setor já não era suficiente. Surgiu a necessidade da troca de informações entre departamentos de uma empresa, filiais de uma empresa, prédios e edifícios espalhados por uma cidade ou uma região metropolitana. Dessa forma, os computadores passaram a ser interligados por distâncias maiores o que passou a ser conhecido por rede de região metropolitana. Atualmente, existe a necessidade do envio e recebimento de dados entre computadores, em qualquer lugar do planeta, fato que gerou o aparecimento do termo rede de alcance mundial, ou simplesmente Internet.
Um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro só terá acesso aos seus dados (Disco Rígido) ou aos arquivos que porventura venham a ele através de disquetes, CDs, DVDs, dispositivos de armazenamento, como USB pendrives , MP3s, iPods , etc.
As redes de computadores surgiram da necessidade de troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que esta fisicamente localizado distante de você , por exemplo,em sistemas bancários.Neste tipo de sistema você tem os dados sobre sua conta basta acessar um caixa automático.
Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O escopo da comunicação cresceu significativamente na década de 1990 e essa explosão nas comunicações não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computador.
Além das vantagens de trocar dados ,há também a vantagem de compartilhamentos de periféricos ,que pode significar uma redução nos custos dos equipamentos.Por exemplo, vários computadores de redes utilizando uma única impressora.
Resumindo, pessoas e empresas pensam em implementar uma rede por dois motivos.Basicamente,tendo em vista o aumento da produtividade do trabalho:
_Troca de dados (arquivos ,e-mails ,etc)
_Compartilhamento de periféricos (impressoras ,modem,unidades de Cd-Rom,etc.
Atualmente,redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O rápido crescimento nas comunicações hoje em dia não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computador.
05
3. Conceito de Redes
Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar serviços, arquivos, impressoras, mensagens, etc. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante:
1) meios de acesso
2) protocolos
3) requisitos de segurança
Abaixo veremos um artigo sobre cada tipo de redes existentes e como elas funcionam.
3.1Segundo a Extensão Geográfica:
SAN (Storage Area Network): área de armazenamento em rede.
LAN (Local Area Network): rede de área local é uma rede de computadores utilizada para interconexão de equipamentos com a finalidade de troca de dados. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó (elemento) da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal. As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.
PAN (Personal Area Network): Rede de área pessoal, é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). Por exemplo, um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora. São exemplos de PAN as redes do tipo Bluetooth.
MAN (Metropolitan Area Network): rede metropolitana é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si. ou). Por exemplo, uma rede farmácia, em uma cidade, onde todas acessam uma base de dados comum. A partir do momento que a internet atraiu uma audiência de massa, as operadoras de redes de TV a cabo, começaram a perceber que, com algumas mudanças no sistema, elas poderiam oferecer serviços da Internet de mão dupla em partes não utilizadas do espectro ou sinal.
WAN (Wide Area Network): Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente
distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica como um país ou continente.
RAN (Regional Area Network): rede de dados que interconecta negócios, residências e governos em uma região geográfica específica. RANs são maiores que as LANs e as MANs, mas menores que as WANs. RANs são comumente caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica.
CAN (Campus Area Network): é uma rede que usa ligações entre computadores localizados em áreas de edifícios ou prédios diferentes, como em campus universitários ou complexos industriais.
WLAN (Wireless Local Area Network): Rede local sem fios. O uso deste tipo de rede tem
06
...