Todo Mundo
Pesquisas Acadêmicas: Todo Mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tico55 • 6/10/2013 • 830 Palavras (4 Páginas) • 563 Visualizações
INTRUDUÇÃO
Vamos demonstrar neste trabalho o exemplo da empresa fabricante de tintas, a Coral que vem desenvolvendo estudos para a utilização de garrafas PET descartada pela população para a criação de produtos sustentáveis e de qualidade. Daremos, também, o exemplo de fabricação de tubos hidráulicos a partir de, entre outros componentes, a garrafa PET.
Atividade de Autodesenvolvimento
Parte das garrafas PET descartadas diariamente pela população é recolhida por catadores que as encaminhas aos diversos pontos de coleta espalhados pelas cidades. Muitos desses catadores não fazem ideia do destino dado a esse material.
Parte dele é destinado à reciclagem e à fabricação de novas garrafas PET. Outra parte é utilizada como matéria-prima para fabricação de diversos produtos. Dentre eles, esmaltes, vernizes e tubos de esgoto.
Após alguns estudos, a Coral Tintas passou a utilizar garrafas PET na composição de resinas, esmaltes sintéticos e vernizes, antes derivadas de petróleo, que é um material não renovável e extremamente poluente. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) indicam que 15% da produção da linha de tintas para imóveis do país tem essa origem.
E os esmaltes e vernizes, produzidos a partir das garrafas PET, apresentam melhores resultados finais, segundo Matteo Lazzarin, gerente do Laboratório de Desenvolvimento do Coral. "As vantagens são secagem mais rápida e maior estabilidade no brilho."
Com 2,5 garrafas PET é possível produzir um galão de 3,6 litros de esmalte sintético. Material suficiente para pintar 50 metros quadrados de parede.
Segundo Hermes Constesini, responsável pelas Relações com o Mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) o trabalho desenvolvido pela Coral Tintas enquadra-se no conceito de construção sustentável, pois reúne benefícios sociais, ecológicos e econômicos.
Além de tintas, as garrafas PET servem de matéria-prima para a fabricação de tubos ecológicos. O material recebeu o nome de “Tubopet”. É resultado da mistura de vários plásticos reciclados com teor acima de 75% de PET. Isso representa a reutilização mensal de 2 milhões de garrafas na produção de mais de 100 toneladas de tubo. Além do aspecto ambiental, os tubos custam até 30% mais baratos que os tubos normais, além de apresentar melhor desempenho na construção civil e vem sendo utilizados na construção de moradias para a população de baixa renda.
Nos trabalhos desenvolvidos pelo Coral, podemos identificar os seguintes benefícios:
Dimensão Econômica: Com o reaproveitamento das garrafas PET e utilização na composição de seus produtos, a empresa reduz significativamente os custos de produção oferecendo um produto de qualidade superior, devido às características da matéria-prima. Com isso, terá a possibilidade de oferecer produtos com preços mais atraentes.
Dimensão Social: A utilização desse material, de difícil decomposição promoverá sua retirada do meio-ambiente. Com isso, a agressão promovida irá reduzir consideravelmente. Outro aspecto é a geração de empregos e lucros, pois os catadores de lixo poderão obter maiores ganhos gerando, assim, melhor qualidade de vida. Em consequência, as garrafas PET descartadas serão mais valorizadas, favorecendo a busca e sua retirada das ruas.
Dimensão Ambiental: O uso de material reciclável promove a sustentabilidade e diminui a emissão de material nocivo ao meio ambiente. A utilização do plástico proveniente das garrafas PET (material renovável) no lugar de outros produtos, como os provenientes do petróleo (não renovável e extremamente agressivo) contribui para a manutenção do mundo em que vivemos.
CONCLUSÃO
A Indústria Brasileira tem muito a aproveitar com a reciclagem de garrafas. Tendo em vista que é um material barato e com alta disponibilidade no mercado, essas indústrias podem, além de produzir um material de melhor qualidade, diminuir seus
...